Plataforma da comunicação social portuguesa no estrangeiro é oficializada em Lisboa

Plataforma_MidiasComunidades

Da Redação

Nos próximos dias 5 e 6 de março vai ser oficializada, em Lisboa, a criação da PLATAFORMA – Associação dos órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro.

Estarão em Portugal, na próxima semana, os fundadores da estrutura, representando órgãos de comunicação portugueses (televisão, rádio, imprensa escrita e digital) na África do Sul, Bélgica, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Luxemburgo, Macau, Reino Unido e Suíça.

Do Brasil, faz parte do grupo de fundadores o Jornal Mundo Lusíada, através do editor Odair Sene. A sede da organização será na Associação Portuguesa de Imprensa, em Lisboa.

A PLATAFORMA é uma associação sem fins lucrativos que se assume como interlocutora dos poderes públicos, nomeadamente as tutelas da Comunicação social e das Comunidades portuguesas no estrangeiro, com quem quer estabelecer acordos e protocolos de ação.

Segundo os estatutos da associação, a PLATAFORMA tem como principais objetivos “defender os interesses dos Órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro, assim como dos seus jornalistas e colaboradores, listar esses mesmos órgãos, criar elos de ligação entre eles, representar os Órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro, os seus jornalistas e colaboradores, junto das instâncias governamentais e ser interlocutor das principais instituições que trabalham nesta área”.

Neste encontro em Lisboa, está programado uma conferência de imprensa, em 5 de março às 16h00, no Hotel da Estrela (rue Saraiva de Carvalho n°35), para a qual, os órgãos de comunicação social portugueses estão convidados.

Ainda, os fundadores da PLATAFORMA vão encontrar-se com os membros do Governo que tutelam as Comunidades e a Comunicação Social, os Deputados membros da Comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Um debate sobre “Quem são os órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro que nos permitem de aceder ao mundo inteiro?” vai ser organizado dia 6 de março, a partir das 9h30, na sala de conferências do Hotel da Estrela, com agentes comerciais, responsáveis de marketing, agências de meios, e respectivas associações.

Está ainda prevista uma reunião de trabalho com as direções dos principais órgãos de comunicação social em Portugal, no dia 6 de março, à tarde, nos salões do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O evento de dois dias que reúne os fundadores da PLATAFORMA em Lisboa tem o patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: