‘O Fado da Bola’ retrata o sentimento dos torcedores da Lusa em meio ao declínio do clube

O coordenador do Museu Histórico da Lusa, Vital Vieira Curto.
O coordenador do Museu Histórico da Lusa, Vital Vieira Curto.

Por Luiz Nascimento

Péssimas campanhas ao longo dos últimos anos, um rebaixamento mal explicado nos tribunais e a primeira queda à terceira divisão em 94 anos de história.

O documentário ‘O Fado da Bola’ aborda o sentimento dos torcedores da Portuguesa em meio a anos de desmandos e declínio no futebol brasileiro. A partir do depoimento de diferentes gerações de lusitanos, a obra independente do produtor multimídia Cristiano Fukuyama e do jornalista Luiz Nascimento retrata a revolta, a descrença, a esperança e o amor de uma sofrida, porém, apaixonada torcida.

O curta-metragem tem duração de 26 minutos e está disponível no site www.ofadodabola.com.br. O projeto foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2014, em meio à pior campanha da história do clube culminando na queda inédita à Série C do Campeonato Brasileiro.

Conhecido por ser um dos mais ilustres torcedores da Rubro-Verde, o maestro João Carlos Martins explica que não voltou mais ao estádio do Canindé “após o rebaixamento nos tribunais em 2013”. O ator Norival Rizzo engrossa o coro e diz que “a reaproximação do torcedor depende do esclarecimento do ‘caso Héverton’ e da punição aos responsáveis”. A obra ouviu 10 torcedores com histórias de vida intimamente ligadas à Lusa e com diferentes percepções da atual situação.

‘O Fado da Bola’ busca dar voz às reais vítimas da decadência de um dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro. Entre eles estão o comentarista esportivo Antonio Quintal, o coordenador do Museu Histórico da Lusa, Vital Vieira Curto, o músico Zero Freitas, além do cartunista Paulo Batista e do consultor de Marketing Rogério Salgado.

O documentário também retrata a tristeza de ex-jogadores do clube, como Badeco – capitão do time campeão paulista em 1973 – e Ivair, conhecido como “o Príncipe do futebol”. Assista ao teaser oficial AQUI>>

2 Comments

  1. TORCEDORES, VAMOS DIVULGAR A TODOS O QUANTO ANTES.

    APD ESTÁ SENDO DIRIGIDO POR UM PRESIDENTE QUE NÃO APARECE, OU MELHOR, APARECEU NA RECORD JOGANDO POKER, TEM O JOSÉ LUIZ “PRESIDENTE” E O MARCO TEIXEIRA DUARTE, MANDANDO E DESMANDANDO.

    AGORA APARECE UM ÓTIMO VICE PRESIDENTE, QUE PODE AJUDAR A PAGAR OS SALÁRIOS E OS JOGADORES, COM ESTE A APD SERÁ CAMPEÃ DA SÉRIE A EM 2017, SULAMERICANA.

    ESTE RAPAZ, É DE CONFIANÇA DO PRESIDENTE DA TEJOFRAN, POIS ELE É FINANCEIRO, TOMANDO CONTA DAS VERBAS DA EMPRESA, QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADA PELOS PROMOTORES, FISCAIS E JUSTIÇA FEDERAL.

    O DINHEIRO VEM DA PAGANDO PROPRIAS, COMPRA DE LICITAÇÕES E O DINHEIRO ESTÁ SENDO DESVIANDO PARA A SUÍÇA.

    SEGUEM VÁRIOS ARQUIVOS COM TEXTOS DO ESTADÃO, GLOBO, FOLHA, ISTOÉ E ALGUNS SITES.

    TEMOS UMA QUADRILHA, (C A R T E L), AONDE O PRESIDENTE NÃO APARECE, VICE QUE TRABALHA EM UMA EMPRESA INVESTIGADA POR BILHÕES E MILHÕES DE DÓLARES E REAIS, JOSÉ LUIZ (ADVOGADO DA TEJOFRAN), MARCO TEIXEIRA DUARTE.

    UMA EMPRESA QUE GANHA MUITO, PODERIA AJUDAR A PAGAR OS SALÁRIOS E OS JOGADORES, ISTO O VICE PRESIDENTE PODE AJUDAR.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: