Noite de Fados no ABC com Marly Gonçalves e com degustação de vinhos

rotaazeite_vinhoabc

Por Odair Sene

A Casa de Portugal do Grande ABC realizou um evento diferenciado na noite de sexta feira, 28 de outubro na sede em Santo André, no ABC paulista. “Vinhos & Fados” foi o título do evento que foi aberto com degustação de vinhos no salão principal, com 3 provas de vinho da região do Douro e depois: Fados & Guitarradas no Espaço Taberna Minhota, com a fadista luso brasileira Marly Gonçalves, acompanhada pelos músicos: Renato Araújo, Ricardo Araújo e Heitor Tenório.
No jantar entre a degustação e os fados, teve vitelinha assada com batatinhas e doce português, o famoso pastel de nata, tudo no animado jantar preparado e servido pelo próprio departamento feminino da entidade.
O evento foi aberto pelo atual vice presidente Paulo Freitas, que cumprimentou os presentes, falou um pouco da agenda da casa, dos próximos eventos, com destaque para a festa beneficente do Padre Antonio Maria, que acontece dia 27 de novembro. Logo na sequência, Paulo Freitas anunciou o Jorge Morais, Presidente da Direção da Rota do Azeite, de Trás-os-Montes. O responsável fez uma longa explanação sobre os produtos que representa, com destaque para o turismo gastronômico que o projeto pretende alavancar em São Paulo, numa parceria firmada com a agência Numatur Turismo.

Rota do Azeite
A Rota do Azeite de Trás-os-Montes e Vinhos de Portugal esteve presente no evento da Casa de Portugal do ABC. O presidente da instituição Jorge Morais conversou com o Mundo Lusíada sobre a promoção realizada no Brasil, que tem intuito de divulgar o turismo da região do Alto Douro através dos seus produtos.
“O que é o turismo de Tras os Montes? É proporcionar aqueles que consomem o nosso vinho, que vão ao encontro de suas origens, para aqueles que partiram de Portugal no último século, ou seus descendentes, que possam visitar as quintas desses mesmos vinhos. Isso é o nosso turismo gastronômico, turismo da natureza”.
Segundo Morais, a intenção é fazer uma promoção abrangendo todo o Brasil, através dos shows do cantor português Roberto Leal, pela “figura emblemática que ele é para a comunidade portuguesa aqui no Brasil, é o nosso embaixador da Rota do Azeite de Trás os Montes em todo o Brasil” diz o responsável que já esteve fazendo eventos de degustação na Casa de Portugal de São Paulo, e em Alphaville.
A instituição aproveita para agendar outros locais para o próximo mês continuando a agenda de promoções dos produtos da região, com ações até para 2017. “Através desta promoção, vamos valorizar o nosso turismo para que quando as pessoas, neste caso os 7 milhões e meio de cinco gerações de portugueses e seus descendentes, quando forem a Portugal não fiquem no Porto-Lisboa, mas vão visitar as origens dos seus antepassados através da Rota do Azeite que podem visitar as quintas, passeios de barco e também degustação da belíssima gastronomia”.
Atualmente, na área da exportação, a Rota do Azeite conta com 80 postos de venda no Brasil, comandado pela parte comercial com os produtores da região. “Temos basicamente um container de produto ao mês para o Brasil. É um projeto que já vingou, é um projeto vencedor” diz Morais concluindo que se por um lado a importação dos “produtos de excelência” por parte brasileira já funcionou, a região segue com o objetivo de atingir a meta na promoção do turismo para aumentar o fluxo de brasileiros em Trás-os-Montes.
“Valorizar e vender o nosso turismo de forma que o povo brasileiro e toda comunidade, que é uma forma de homenagear também o Brasil que recebeu nossos antepassados, avós e bisavós, e hoje é uma comunidade tão grande e tão forte, e também aproveitar os 20 voos semanais com destino ao Porto e Lisboa, é muita gente por semana que se desloca a Portugal, uns a trabalho, outros em férias, outros a visitar familiares, mas nesse sentido que possam também ir ao interior de Portugal, que não é só Lisboa, Porto ou Algarve”.
Segundo ele, a região onde começou a comunidade luso-brasileira foi justamente Trás-os-Montes, que corresponde a cerca de 85% dos 7 milhões e meio de portugueses e luso-descendentes no exterior, juntamente com gente do Litoral e da Beira.
Este é um projeto que é promovido nos países oficiais de língua portuguesa. Segundo Jorge Morais, o próximo destino é Luanda para iniciar a mesma promoção em Angola.

O Fado, depois do Vinho
Marly Gonçalves esteve novamente no ABC. A fadista luso brasileira já esteve se apresentando algumas vezes na entidade e disse ao Mundo Lusíada que estava muito feliz em retornar à casa, e ser recebida da forma como foi. “É muito gratificante poder retornar, rever aqui as pessoas e podermos divulgar um pouco mais a cultura portuguesa através dos fados”, disse a cantora que tem para o próximo ano, Logo_Galeria-de-Imagensprojetos para fora de São Paulo e para fora do Brasil. “Teremos entre outros, viagem para o Canadá e retorno à Rússia”, revelou atribuindo o crescimento artístico ao trabalho sério elaborado pelo grupo: “só agora estamos recolhendo os frutos daquilo que já plantamos, e isso é muito gratificante, poder levar nosso repertório para fora é a confirmação de que estamos no caminho certo”, disse ela que apresentou um repertório com músicas da Amália Rodrigues, e de outros contemporâneos também.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: