MiratecArts apresenta-se no Brasil a procura de artistas

Curitiba e Florianópolis foram as cidades escolhidas para o início da digressão.

 

Da Redação

Integrantes da Casa dos Açores de São Paulo mostram "Ilhas Reconhecidas" de Fátima Madruga.
Terry com integrantes da Casa dos Açores de São Paulo na última digressão.

A associação cultural MiratecArts, com sede na ilha do Pico, continua sua missão de promover o arquipélago dos Açores com arte e artistas. Depois de apresentar o novo site www.discoverazores.eu, a primeira plataforma de artistas das ilhas dos Açores, volta ao Brasil para divulgar projetos internacionais e incentivar artistas brasileiros a investirem com sua arte em Portugal, através dos vários programas da MiratecArts.

A digressão brasileira da MiratecArts passa pelas maiores cidades do Brasil mas também o Nordeste. Paragens oficiais inclui São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Maceió.

Próxima paragem com evento público é na Casa dos Açores de São Paulo já no domingo dia 30 de novembro pelas 16h. As portas estão abertas para qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais da cultura artística das ilhas dos Açores, assim como para artistas, agentes culturais interessados em desenvolver e se apresentar no outro lado do Atlântico.

O documentário “Atlantes” será apresentado neste evento especial pela primeira vez em São Paulo. O documentário mostra vários artistas que passaram algum tempo na ilha a criar poesia, música, pintura e muito mais, durante o festival Azores Fringe.

Depois de 20 anos de trabalho no Canadá, o diretor-artistico Terry Costa decidiu viver na ilha do Pico, Açores. Trabalhou com residentes na criação de teatrices e iniciou um projeto que incentiva portugueses e descendentes, a viver fora de Portugal, a investir com a sua arte no país. Este projeto intitula-se “Atlantes”. O documentário foi realizado com apoio da DGACCP/SECP e a Direção Regional das Comunidados do Governo dos Açores. Uma produção MiratecArts / Ninelink Solutions com música e poesia de Paulo da Costa, Nancy Dutra e Mara Bettencourt, entre muitos outros participantes.

Entre apresentações, palestras, workshops e rodagens do filme documentário “Atlantes” em universidades, centros culturais e escolas de arte, o grupo Balho e Tocata Raízes Açorianas, da Casa dos Açores de Santa Catarina, também teve a chance de conhecer alguns dos programas de oportunidades artísticas que existe nas ilhas dos Açores. Em destaque está a informação de como participar no Montanha Pico Festival que estreia já em Janeiro, e no Azores Fringe Festival, o maior festival de artes internacional nas ilhas que acontece pela terceira vez no mês de Junho. Oportunidades como o Concurso Internacional de Fotografia “Montanha”, em que qualquer pessoa pode participar do conforto do seu computador, também faz parte das apresentações.

Em Curitiba, MiratecArts ganhou uma nova parceria com Olaria – Projetos de Arte e Educação. A entidade brasileira já está trabalhando com MiratecArts em vários projetos de promoção mas também de apresentação, assim enriquecendo os dois lados do Atlântico não só trabalhando com os artistas mas também oferecendo novos programas para as audiências.

É possível acompanhar as viagens pelo Brasil através do facebook da MiratecArts e pelo site www.mirateca.com.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: