Mercado Municipal reabre em Florianópolis com Espaço Açores e apoio do governo regional

MercadoFlorianopolis_Açores

Da Redação

O ‘Espaço Açores’, em Florianópolis, será “uma montra da Açorianidade no sul do Brasil”, segundo o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, na criação do novo espaço no renovado Mercado Público da capital do Estado de Santa Catarina.

Rodrigo Oliveira frisou que se trata de uma iniciativa “muito importante no contexto das políticas relativas às comunidades e à cooperação externa”, destacando o fato de ser “inovadora, agregando a perspectiva tradicional de resgate e divulgação do legado açoriano, com uma vertente de apoio às atividades da Casa dos Açores e ainda de promoção dos Açores de hoje e das oportunidades da Região em diversos domínios”.

O ‘Espaço Açores’ resulta de uma parceria entre o Governo dos Açores, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina, estabelecida, em março, durante uma visita de Rodrigo Oliveira às comunidades açorianas no sul do Brasil, numa reunião com o Prefeito César Sousa Júnior e o Presidente da Casa dos Açores, Jone César de Araújo.

O Subsecretário Regional salientou que esta parceria implica que a Prefeitura de Florianópolis ceda a loja a título gratuito, num prazo inicial de cinco anos, mas renovável, que a Casa dos Açores tome a incumbência da gestão do espaço para promoção das suas atividades, em particular no âmbito do artesanato açoriano, e que o Governo dos Açores contribua financeiramente para a remodelação e construção do seu interior.

“Como contrapartida, os Açores terão um espaço de afirmação e promoção da Região, do seu artesanato e produtos, do turismo e oportunidades de investimento”, acrescentou.

“O Espaço Açores é, assim, uma concretização da proximidade destas ilhas com o sul do Brasil e do acordo de cooperação celebrado entre o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e a Prefeitura de Florianópolis para realização de ações conjuntas na área da cultura”, frisou Rodrigo Oliveira.

Para o Subsecretário Regional, a criação deste novo espaço “conjuga a história com o presente e o tradicional com o contemporâneo, celebrando a Açorianidade e permitindo promover o legado ilhéu e a realidade atual dos Açores aos turistas e habitantes da capital do Estado de Santa Catarina”.

Nesse sentido, tendo a Prefeitura de Florianópolis entregue esta semana à Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina o futuro ‘Espaço Açores’, foi decidido o apoio do Governo Regional, através da Direção Regional das Comunidades, no valor de cinco mil euros, para que a Casa dos Açores possa instalar aquele novo espaço.

O Mercado Público de Florianópolis, um edifício do século XIX, foi reaberto na última quarta-feira depois de obras de renovação, num dia repleto de atividades culturais por onde passaram cerca de 100 mil pessoas.

Com uma centena de espaços que vão desde a promoção da cultura e do artesanato à alimentação e comércio tradicional, é um ponto obrigatório de passagem de turistas e residentes em Florianópolis.

Na reabertura da Ala Sul do Mercado Público, dados da Policia Militar mostraram que durante o dia de comemorações um quarto da população passou pelo local e festejou a volta do patrimônio histórico. A festa de inauguração começou às 11 horas e avançou até a noite. Apresentações musicais e de humor, bandas locais, e a atração nacional, banda Revelação, revezaram-se nos dois palcos armados no espaço entre o vão central e o largo da Alfândega.

A Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina (CAISC) foi fundada em 1999 com o objetivo de preservar, promover e divulgar o legado cultural açoriano no estado sul do Brasil. A CAISC é uma das 14 Casas dos Açores existentes no Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Canadá e Portugal continental, instituições cujas atividades são apoiadas pelo Governo dos Açores.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: