José Augusto do Rosário recebe “Título de Cidadão Santista” na Câmara Municipal

jaugustorosario

Por Odair Sene

A Câmara Municipal de Santos recebeu um grande público na noite de 2 de setembro. Uma Sessão Solene proposta pelo vereador Sadao Nakai (PSDB) propôs homenagem com título de “Cidadão Santista” ao gestor do Consulado de Portugal na cidade, José Augusto do Rosário, caboverdiano radicado no Brasil (naturalizado) e integrante de diversas entidades associativas.
A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara Manoel Constantino dos Santos (PMDB), logo após o cerimonial ter formado a mesa com representantes da comunidade, do Consulado em São Paulo, do prefeito de Santos, da própria Câmara e ainda no recinto haviam vários líderes associativos, como o Com. Vasco Monteiro (do Conselho), José Duarte Alves, Lupércio Conde, entre outros. Algumas correspondências foram lidas pelo protocolo, com especial atenção para uma carta assinada pelo Cônsul Honorário Armenio Mendes (impossibilitado de comparecer por questões médicas), dizendo do privilégio de conhecer e de selecionar Rosário para as funções do órgão. “seu desempenho foi tão satisfatório para mim e para toda a comunidade portuguesa, que hoje me sinto honrado em ver seu trabalho sendo reconhecido pela Câmara Municipal”, disse Sr. Armenio parabenizando a todos.
O vereador Sadao Nakai, que propôs a homenagem, falou em discurso sobre o homenageado, sobre a ascensão pessoal e profissional, destacou a importância do trabalho feito no Consulado Honorário de Santos, para todo o público luso brasileiro da baixada santista. Ao Mundo Lusíada Nakai disse sobre a proximidade com José Augusto que começou com a festa portuguesa do Dia de Camões. “O que me impressionou foi sua simplicidade e sua determinação vocacionado para unir as entidades luso santistas. Percebi que ao longo dos anos, sua dedicação pela cidade se manteve e isso o fez merecedor deste reconhecimento”.
Depois do discurso do vereador Sadao, foi outorgado o Título de Cidadão Santista ao José Augusto do Rosário, que fez seu discurso em seguida, com boa parte do tempo dirigindo-se aos seus familiares presentes na sessão, lembrou de muitas passagens marcantes de sua vida, marcada pela infância difícil, pela luta incessante em sua formação no Brasil, pela ligação familiar e a presença de amigos importantes em suas vitórias, que mereceram maiores agradecimentos de sua parte em seu discurso marcado pela palavra “gratidão” repetida diversas vezes e atribuída a amigos importantes que lhe ajudaram na sua trajetória de vida.
Ao encerramento da sessão, o presidente da Câmara Manoel Constantino disse que a casa recebeu esta noite um dos maiores, se não o maior público da sua história, como um reflexo do trabalho, do reconhecimento e da seriedade profissional do homenageado.
Ainda antes do coquetel servido nas dependências da Câmara, José Augusto falou ao Mundo Lusíada que o reconhecimento da sociedade santista e luso santista é o resultado de sua postura correta, “que eu reputo de grande importância porque é uma homenagem pelo que eu fiz e pelo que eu sou, então fico muito feliz e acho isso muito importante, disse ele que fez várias referências sobre “gratidão” e explicou dizendo que só chegou em algum lugar porque alguém o ajudou. “E eu nunca esqueci de agradecer e hoje o que eu fiz foi agradecer a todos que contribuíram e me permitiram chegar hoje e receber essa Logo_Galeria-de-Imagenshomenagem”, disse lembrando também do Mundo Lusíada: “O Mundo Lusíada teve uma participação importante, através do seu diretor Odair Sene, foi quem me indicou para o Sr. Armenio Mendes, para assumir o cargo no Consulado, onde venho desenvolvendo meu trabalho, e o resultado desse trabalho é esta homenagem”, disse ele em tom de gratidão.

1 Comment

  1. Muito obrigado pelo profissionalismo e prestígio. Você sabe que o Jornal Mundo Lusíada tem participação significativa no meu sucesso. Abraços,

    José Augusto

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: