“Jantar Harmonizado” abriu o 10 de Junho no ABC Paulista

O presidente da casa Carlos Rodrigues, o Chef Manuel Gonçalves, e o executivo da Rota do Azeite e Vinho de Trás-os-Montes, José Castilho. GALERIA >>

Por Vanessa Sene
Na noite de 08 de junho, foi iniciada a comemoração do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, com um jantar harmonizado, feito pelo chef português Manuel Gonçalves, na Casa de Portugal do ABC.
A noite, elogiada pelo público presente, começou com o vice-presidente da casa, Paulo Freitas, abrindo o protocolo para a apresentação do menu elaborado pelo chef especializado na gastronomia portuguesa.
Na sequencia, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira foi chamado, Antonio de Almeida e Silva falou sobre a “honra” em abrir as comemorações do 10 de Junho na Casa de Portugal do ABC em mais um ano, elogiando os dirigentes e toda comunidade de São Paulo por celebrar a data com muita ênfase todos os anos. Almeida e Silva ainda convidou a todos a participar do programa estabelecido para as comemorações do Dia de Portugal que este ano contou com o presidente de Portugal em São Paulo e o Primeiro-Ministro, num “encontro raríssimo” das duas autoridades no Brasil, mostrando a importância da comunidade.
Também o sonho da Escola Portuguesa, que esteve na agenda da comitiva portuguesa, marcou de forma muito especial o Dia de Portugal este ano, referiu. Durante sua fala, Almeida e Silva chamou atenção ainda pela presença do deputado José Cesário, que enquanto Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas realizou um grande trabalho a frente da pasta.
Por sua vez, José Cesário, em seu pronunciamento, fez elogios à comunidade portuguesa no Brasil, citando-a como uma das mais organizadas e dinâmicas que ele pode ver em todo o mundo. “Além de exaltarmos a data, a minha presença tem a ver com essa comunidade extraordinária, vibrante e organizada, nós temos muito orgulho desses portugueses” declarou se referindo à comunidade luso-paulista e alguns dos “melhores dirigentes que temos”. Segundo Cesário, Portugal passou por momentos de crise nos últimos anos e superou essa situação.
Em nome do Parlamento, Cesário também entregou duas medalhas em homenagem aos dirigentes associativos em representação a “toda consideração” pela comunidade em São Paulo, uma entregue à Casa de Portugal do ABC, ao seu presidente Carlos Rodrigues, e outra ao Conselho da Comunidade, em nome do seu presidente Antonio Almeida.
O presidente da casa Carlos Rodrigues destacou que as cozinheiras da entidade que sempre trabalham, nessa noite, aproveitaram o jantar. “Este é um evento para 100 pessoas e está esgotado. Assim comemoramos o 10 de Junho”.

Menu e degustação
Ao Mundo Lusíada, o chef português Manuel Gonçalves disse que o convite para o jantar foi uma consequência do trabalho que vem sendo feito e que foi de encontro ao recente lançamento do seu segundo livro “O sabor da vida”, que aconteceu no último mês em Barueri, com a presença do cantor português Roberto Leal.
Ele que também é chef executivo da Rota do Azeite e Vinhos de Trás-os-Montes concordou em participar de um evento diferente e elaborar um menu especialmente para a data. “Nesta noite nós fizemos uma viagem a Tras os Montes, fomos buscar tudo o que é a essência, nos baseamos nos produtos do território trasmontano”.
Na entrada fria, algo típico da região segundo o chef, birutas de presunto com pão com tomate. Na entrada semi-quente, o chef serviu uma salada de bacalhau com ovo cozido sobre torrada de azeite de Tras os Montes. No prato principal, uma vitela assada no forno acompanhada de migas trasmontanas. “Migas é praticamente toda aquela comida que nos sobra de um dia para o outro e fazemos uma mistura, é o caso da couve, batata e feijão salteados na frigideira”. De sobremesa, o chef disse que arriscou com algo totalmente diferente. “Eu chamo de atrevimento porque uma sobremesa dessas só é mesmo um atrevimento. Nós optamos por uma torta de laranja mas com azeitona doce. Estamos acostumados com azeitona salgada e ácida, hoje vamos comer azeitonas doces. Estamos a falar que temos as melhores laranjas de Tras os Montes que são aquelas da beira do Douro, e fomos buscar as azeitonas de lá também” disse ele que recebeu muitos elogios pelos pratos.
José Castilho, diretor executivo da Rota do Azeite Portugal-Brasil, explicou que o menu foi elaborado para ser harmonizado com os vinhos de Trás-os-Montes. A cada prato, os convidados eram servidos com os vinhos da região que melhor acompanhava o menu. O vinho da Corriças era o branco que acompanhou a entrada, no prato principal o vinho reserva Quinta dos Castelares que foi considerado o melhor vinho português vendido no Brasil em 2016, e mais um finalizou a sobremesa.
“A Rota do Azeite hoje representa 37 produtores de Trás-os-Montes e Alto Douro, são produtores pequenos que jamais teriam condições de estar aqui, e através da associação eles estão inseridos no mercado brasileiro. Nosso presidente lá de Mirandela, Jorge Morais, juntamente com o presidente no Brasil Vitor Dinis, que trouxe estes produtos para o Brasil e tem uma relação muito estreita com a comunidade, fazendo com que nossos produtos estejam hoje nas principais casas portuguesas” diz Castilho.
Hoje, os produtos da rota estão em mais de 150 pontos de venda no Brasil, ampliando agora para mercados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. Além de estarem na capital paulista, Campinas, Santos com 17 restaurantes e toda baixada santista representada. Além dos vinhos, eles oferecem dez marcas de azeite presentes nos melhores restaurantes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: