Festa de São Pedro dos Poveiros teve gastronomia e homenagens no “Dia do Poveiro”

AssPoveiros_SaoPedro
Por Odair Sene
Na noite de 2 de julho a Associação dos Poveiros de São Paulo, entidade presidida pelo Lino Lage, realizou sua tradicional Festa de São Pedro na sede da entidade, com direito a uma super fogueira (de mais de 2 metros de altura montada na rua), sardinha portuguesa na brasa, febras, caldo verde, vinho quente, quentão, bolinhos de bacalhau, e música pra dançar com o Grupo Folclórico Raízes de Portugal.
Um grande destaque da noite foi a solenidade comandada pelo vereador Toninho Paiva que, juntamente com o presidente Lino, ofereceu diversas homenagens (oito pessoas no total) com diplomas para um grande grupo de amigos e colaboradores da casa, indicados por diretores da Associação, na comemoração oficial da cidade ao “Dia dos Poveiros”, instituído pela Câmara, por intermédio do vereador Toninho Paiva.
Presente em muitas entidades luso brasileiras de São Paulo, Toninho Paiva falou ao Mundo Lusíada que a comunidade para ele é muito importante assim como “tudo que se refere a Portugal é muito especial”, lembrando que a Festa de São Pedro lá na Póvoa de Varzim é um dos maiores eventos com duração de uma semana. “E aqui eu tenho certeza de que, cada um poveiro que está presente passa pela recordação da festa da sua terra e também nos serve para valorizar essa presença portuguesa de 516 anos de um povo que trouxe para o Brasil a educação, cultura, gastronomia, a religião, nossa língua portuguesa, então tenho muito orgulho de ser um membro dessa comunidade”, disse ele na condição de representante da comunidade portuguesa na Câmara Municipal e um luso descendente.
A solenidade e as homenagens promovidas esta noite foram destaque da fala do presidente Lino Lage ao Mundo Lusíada. Ele agradeceu pela presença e dedicação do Toninho Paiva e de sua equipe, lembrando que existe em São Paulo o “Dia do Poveiro” que foi instituído pelo vereador e é comemorado neste mesmo “Dia de São Pedro”, por isso a parte solene com as homenagens aconteceu esta noite. “É um dia de festa muito bacana pra gente, um dia em que a Câmara faz homenagens para os poveiros de São Paulo e nós recebemos muitos amigos e ficamos muito felizes com a presença de todos”, disse Lage.
A solenidade foi aberta com a execução dos hinos de Portugal e Brasil, seguida das homenagens, depois a gastronomia foi apreciada por todos, muitas sardinhas portuguesas preparadas ali mesmo, na brasa e na sequência a música portuguesa fez com que muitos pudessem dançar e se divertir ao som do Grupo Folclórico Raízes de Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: