Faleceu José Lello, antigo Secretário de Estado das Comunidades

Mundo Lusíada

joselello_comunidadesJosé Lello, natural do Porto, morreu em 14 de outubro aos 72 anos. Lello desempenhou as funções de secretário de Estado das Comunidades no primeiro executivo liderado por António Guterres, entre 1995 e 1999. Em 2002, já no segundo executivo liderado por Guterres, substituiu Armando Vara nas funções de ministro da Juventude e do Desporto.
Depois de vários anos na Assembleia da República, Lello saiu da bancada parlamentar do PS após as últimas legislativas, em 2015. No parlamento, exerceu mandatos mais ligados às áreas da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, tendo sido inclusivamente eleito presidente da Assembleia Parlamentar da NATO.
O líder da distrital do PS/Porto, Manuel Pizarro, afirmou que a morte de José Lello “extravasa em muito as fronteiras do PS”, destacando o seu “exemplo de combatividade jovial que será sempre uma referência” para o partido.
O presidente falou sobre o seu contributo para a causa pública. “José Lello viu em vida reconhecido o seu valor e contributo para a causa pública, tendo recebido condecorações da parte de muitos países. Destaque particular, naturalmente, para a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, com que Portugal assinalou a importância da sua vida e obra”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa, em nota publicada pela Presidência.
O governo português também divulgou uma nota de pesar pela sua morte, assinada pelo atual Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. “As comunidades portuguesas em todo o mundo estão de luto. A morte do ex-secretário de Estado das Comunidades, José Lello, significa a perda de alguém que cultivou uma relação de muita proximidade e de muito afeto com os portugueses de todas as condições sociais e de todas as regiões do mundo. Em cada visita que tenho vindo a desenvolver nas comunidades portuguesas verifico que há uma marca indelével de proximidade e afeto e de apoio à modernização da rede consular. Neste momento, que é de tristeza para todos nós, manifesto à sua família e aos seus amigos as minhas sentidas condolências” divulgou José Carneiro.
Também o antigo secretário de Estado das Comunidades José Cesário considerou que o ex-deputado socialista José Lello, “marcou inquestionavelmente” a relação com as Comunidades Portuguesas nos anos em que tutelou esta pasta.
“Foi inesperado e uma surpresa para mim. Sabia que ele estava doente, mas não fazia ideia que fosse uma situação que pudesse vir a resultar na sua morte. José Lello marcou inquestionavelmente a relação com as Comunidades Portuguesas”, afirmou José Cesário, que ocupou a pasta de secretário de Estado das Comunidades no último governo PSD-CDS, entre 2011 e 2015.
Cesário realçou que José Lello deixou amigos “que tinham muita estima por ele”, “embora fosse uma pessoa polemica”. “Era um vulto que fica e do qual guardamos uma memória, que respeitamos”, sintetizou José Cesário.
O ex-secretário de Estado social-democrata destacou ainda a “importância dada por José Lello ao apoio a setores mais desfavorecidos das comunidades”.
“Foi no tempo dele que surgiu o programa ASIC-CP [Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas, em dezembro de 1999]. Foi muito importante para minorar as dificuldades de muitos portugueses espalhados por todo o mundo”, lembrou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: