Falece Pelágio Brandão, um dos grandes nomes da comunidade portuguesa no Ceará

Da Redação

PelagioOliveiraBrandaoFaleceu em 08 de dezembro em Fortaleza o empresário Pelágio de Oliveira Brandão, um dos grandes nomes da comunidade portuguesa no Ceará. Natural de Frossos, Albergaria-a-Velha em Portugal, Pelágio Brandão esteve radicado no Ceará desde os seus 16 anos.

Pelágio Oliveira Brandão é um dos mais expressivos nomes da comunidade local. Em 2013, foi homenageado pela comunidade lusa radicada no Ceará com a atribuição do Troféu Martim Soares Moreno, em reconhecimentos aos seus feitos em prol da comunidade, especialmente junto à Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, entidade da qual foi destacado membro.

O nome de Pelágio de Oliveira Brandão é uma referência pela visão e empreendedorismo. Emigrou para o Brasil ainda muito jovem, seguindo seu pai, que juntamente com outros portugueses criaram algumas das mais tradicionais padarias da região: Lisbonense, Lisboa e Industrial.

Foi um homem de visão empreendedora e muita disposição para o trabalho cuja história faz parte da presença da Comunidade Lusa de Fortaleza, de Maracanaú e da própria imigração portuguesa no Brasil. Foi sempre um elo entre o passado, presente e futuro e sempre com muito patriotismo, e foi a partir do trabalho com o seu pai que se emancipou profissionalmente criando a Pellagio, prestigiada marca de massas e biscoitos, hoje parte integrante do Grupo M. Dias Branco, de origem luso-brasileira.

“A Câmara Brasil Portugal no Ceará manifesta o seu pesar pelo falecimento de Pelágio de Oliveira Brandão, fundador de um dos maiores complexos industriais do Ceará: o grupo Pelágio Oliviera” divulgou a instituição.

História
Este português emigrou para o Brasil em 1937, e passou a trabalhar com seu pai, Pelágio Rodrigues Oliveira, sócio da firma Abreu Oliveira & Cia Ltda, compreendendo a Padaria Lisbonense, a Padaria Lisboa e a Padaria Industrial.

Pelágio aprendeu tudo sobre o ramo de panificação e se desenvolveu profissionalmente, em 1946 com dinheiro emprestado pelo pai, ele comprou a PADARIA ESTRELA, transformando-a e dando inicio ao Grupo PELÁGIO OLIVEIRA S/A que gera atualmente mais de 1.800 funcionários.

A Estrela é uma indústria de produtos alimentícios, com sede no Distrito Industrial em Maracanaú, há 35 Km de Fortaleza, onde são produzidos diversos tipos de massas, biscoitos, snacks e bolos com as marcas Estrela, Pelaggio e Salsito, comercializados em quase todo Norte/Nordeste brasileiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: