Fafe recria sala de aulas do tempo da emigração para o Brasil

Da Redação
Com Lusa

A antiga escola primária de Silvares S. Martinho, em Fafe, vai ser transformada num museu da educação, recriando os estabelecimentos de ensino do período da emigração para o Brasil, segundo a câmara local.

Para o vereador da Educação, Pompeu Martins, com este espaço os visitantes “terão oportunidade de perceber o porquê de Fafe [distrito de Braga] ser a cidade mais brasileira de Portugal”.

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que se pretende criar um polo “onde os visitantes tenham possibilidade de ver e, em muitos casos, recordar o que era a escola antigamente”. O novo espaço vai contemplar uma sala de aula, uma sala do conservador, um espaço expositivo de objetos e referências à sala de aula e instalações sanitárias.

A intervenção vai incidir sobre a escola Deolinda Leite, edifício original de 1832, representando um investimento de 78.000 euros.
A ideia de recuperar a antiga escola, desativada há vários anos, decorreu da degradação em que se encontrava o edifício centenário.

O espaço museológico procurará contextualizar a história do concelho, em especial no que se relaciona com a emigração e retorno do Brasil, do final do século XIX e início do século XX.

“Esta escola é um dos legados deixados pelos brasileiros. Por isso, consideramos que, pela beleza do edifício e pela sua história, é o espaço ideal para acolher o Núcleo Museológico da Instrução”, defendeu o vereador.

Pompeu Martins acrescentou que o novo equipamento vai ter mobiliário centenário e um espólio trazido de outras escolas.
A obra é financiada, em cerca de 60%, pelo PRODER e contemplou também movimentações de terras, demolições, alvenarias, revestimentos, carpintarias, redes de abastecimento de água, instalações elétricas e pavimentações.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: