Quarta, 23 de Agosto de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Em SP, Casa de Brunhosinho tem “Noite Trasmontana” com Veteranos de Santos

Por | 9 agosto, 2017 as 11:10 am | Nenhum comentário

Por Odair Sene

A Casa de Brunhosinho de São Paulo, localizada em São Miguel Paulista, realizou no sábado, 29 de julho, seu tradicional evento mensal (do último sábado do mês) conhecida como “Noite Trasmontana”, que é o evento organizado pelo Rancho Folclórico da Casa de Brunhosinho.

Nesta oportunidade o rancho anfitrião recebeu um dos grupos mais queridos do folclore português de São Paulo, o Grupo Folclórico Veteranos Apaixonados pelo Folclore de Santos. Um grupo que é realmente formado por VETERANOS, com idades de 70, 80 anos, e dançam de forma bem natural, ensaiados pelo Jorge Manuel de Jesus Pereira, português de Ponte de Vagos – Aveiro, e com apresentação da Helena Fraga.

Os componentes mais velhos do Veteranos de Santos são o Sr. Marçal (Antônio Augusto Marçal), com 81 anos e a D. Dilce (Dilce de Pinho da Silva), com 79 anos. Os mais novos são a Laurinha (Laura Vedor da Silva), com 7 anos e o Armandinho (Armando Henrique Camargo Afonso), com 8 anos. Mas já tem lá um casalzinho de recém nascidos que, segundo a mãe, a componente Fabiana, devem estrear no festival em 08 de outubro, a Lorena e o Lorenzo.

Quem se apresentou primeiro foi o grupo anfitrião, logo depois de uma animada tocata. Com menos componentes nesta noite, pelo fato de alguns membros estarem ainda de férias, a apresentadora Ana Maria Batista, disse que “não tem problema, no folclore tudo é festa”. A ensaiadora do Brunhosinho é a Ana Pantaleão que mexe com componentes de menos de 5 anos e tem gente com idade na casa dos 80.

Há como hábito da casa mesclar entre adultos e crianças com destaque para as crianças que arrancam muitos aplausos pelo incentivo que garante a manutenção da cultura lusitana.

Com patrocínio do Leite Gegê, os folcloristas recebem seus convidados todos os meses com comidas típicas como caldo verde, bolinho de bacalhau, as generosas porções de fritas entre muitas outras coisas. Tem bebidas, vinhos portugueses e uma ampla cozinha onde se prepara os quitutes famosos da entidade, um verdadeiro cartão de visitas.

O próximo evento da casa será no último sábado de agosto, dia 26, a partir de 20 horas. Acompanhe os detalhes deste e dos demais eventos da comunidade na agenda do Mundo Lusíada.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade