Em 11 de Junho, Casa de Portugal SP abre exposição fotográfica “Reflexos de Fátima”

Da Redação

Dentro das comemorações do Centenário das Aparições em Fátima, a Casa de Portugal de São Paulo inaugura, em 11 de Junho em sua Galeria de Artes, a exposição fotográfica “Reflexos de Fátima por António Marto”, com a curadoria do Padre Fábio de Melo.
O autor das imagens é Antonio Marto, que tem parentesco com os pastorinhos de Fátima, as crianças Fracisco Marto e Jacinta Marto, que junto com Lucia foram as três crianças portuguesas que afirmaram ter testemunhado as aparições da Virgem Maria em 1917.
Em 25 imagens, a exposição com o apoio da ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima e da Expo Católica, reúne fotografias feitas no recinto do Santuário de Fátima em Portugal, que recebe anualmente mais de 6 milhões de visitantes e “refletem” o cotidiano do Santuário, as pessoas que o visitam, a fé e a devoção dos peregrinos.
A mostra está integrada no calendário das Comemorações do Centenário das aparições em Fátima e fica exposta na Galeria de Artes da Casa de Portugal até 30 de junho, e a partir de 5 de Julho inicia um calendário itinerante por diversas cidades brasileiras, começando pelo Rio de Janeiro.
Após a inauguração da exposição, a Casa de Portugal convida para um concerto de guitarra portuguesa com Wallace Oliveira Trio e Convidados. Nessa oportunidade, para além do Fado, o grupo interpretará também musica brasileira e internacional acompanhado por violão, cavaquinho, percussão, violoncelo, concertina. São esperadas participações especiais com fadistas Ciça Marinho e Larissa Lima, Guga Moreno – concertina, Érica Beatriz – violoncelo, Adriano Busko – percussão e Sérgio Borges – violão e cavaquinho.
Os eventos, que marcam ainda a agenda do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, tem entrada franca, saiba mais pelo telefone: (11) 3273-5555.

O Fotógrafo
Antonio Marto nasceu em Moçambique em 1968 e passou a residir em Portugal em 1973. Já expos seus trabalhos em Fátima em Outubro de 1991, na Galeria Quattro em Leiria em Maio de 2003, participou na Bienal de Fotografia de Ourém em Janeiro de 2013 e recebe agora o convite para expor pela primeira vez no Brasil, na Casa de Portugal em São Paulo.
“O meu olhar é sobre o mundo. A fotografia é um modo de apreender o cerne, o essencial. O coração e mente, unidade interior, é que ditam o quê fixar numa câmara, num disco, num negativo. Os olhos veem, mas com alma. Em cada foto o desejo de apreender o belo escondido no invisível de cada pessoa e coisa. Há momentos de luz que fixam expressões paradigmáticas, acontecimentos únicos, mas o objetivo é a perfeição em cada imagem retida” diz o fotógrafo.
“Fátima é um polo de atração irresistível. Passaram cem anos e assim continua, como se se inventasse em cada aurora, ou como se o Céu viesse à terra em cada madrugada, em cada vigília noturna e transformasse em nascente esta terra serrana. O mistério envolve os espaços que adquirem a solenidade dos grandes templos e estampa-se nos rostos múltiplos em ritmos e sentimentos que só podem brotar do íntimo humano. Fátima é fotografável por isto. Há espiritual, humano e divino, irmanados, que atraem. É ainda o desejo de apreender o mistério e o belo que me levam ao Santuário. E também em mim a lua acende a noite”.
O fotógrafo é ainda muito conhecido em Portugal pois também é chef no Restaurante Tia Alice em Fátima, onde é um dos proprietários.

O Curador
Fábio José de Melo Silva, Padre Fábio de Melo, nasceu em Formiga (MG) é um sacerdote católico, artista, escritor, professor universitário e apresentador. Pertenceu à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus e atua atualmente na Diocese de Taubaté no interior do Estado de São Paulo. Sua história musical já soma 20 discos e 5 DVDs/ Blu-ray. Na literatura, Padre Fábio de Melo possui 13 livros publicados. São mais de 2 milhões de discos e mais de 3 milhões e meio de livros vendidos. Foi indicado ao Grammy Latino 2016, na categoria “Melhor álbum cristão em português”, com o CD “Deus no Esconderijo do Verso”.
Como professor universitário, lecionou teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Atualmente, apresenta o programa Direção Espiritual transmitido pela TV Canção Nova, para além de participar em programas de televisão de inúmeras emissoras. O fotógrafo António Marto participou com as fotos que fazem parte do CD “Deus no Esconderijo do Verso” e colaborou com a foto de capa do recente livro editado em Portugal, “Quem me Roubou de Mim”, seu último livro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: