Consulado de Portugal promove Permanência Consular mensal em Campinas

Da Redação

ConsuladoPortugalSPO Consulado Geral de Portugal em São Paulo decidiu reforçar o seu atendimento e presença consular na região metropolitana de Campinas, garantindo uma rotação mensal da sua Permanência Consular nessa cidade.

A partir de janeiro de 2016, uma vez ao mês, o Consulado Geral garante a realização de uma Permanência Consular, uma espécie de “Consulado Móvel”, onde efetua todos os serviços consulares, tal como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros.

Isso é possível graças a um computador de tecnologia portuguesa chamado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado em São Paulo.

O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, onde fica a sede do Consulado, diminuindo distâncias e os custos de viagem, mas está disponível para esclarecer dúvidas de qualquer interessado.

“A elevada demanda e o apoio local da Casa de Portugal de Campinas tornou esta uma decisão fácil, fortalecendo a expectativa de atendimento de um maior número de pessoas na região que concentra a terceira maior comunidade luso-brasileira do Estado, depois de São Paulo e Santos”, explica o Cônsul Geral, Paulo Lourenço.

Dentro da jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que inclui o estado de Mato Grosso do Sul, as Permanências Consulares passam ou passaram já por cidades como Sorocaba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araraquara, Taubaté, Campinas e Campo Grande. Ao todo, já foram realizadas, desde a sua criação em setembro de 2012, 77 Permanências Consulares, atendendo a cerca de 2.600 pessoas, com a execução de mais de 15.200 atos consulares.

Para ter acesso aos serviços das Permanências Consulares, é preciso fazer agendamento prévio no site do Consulado (http://consuladoportugalsp.org.br/).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: