Quarta, 18 de Outubro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Conselho da Comunidade festeja luso brasilidade e lei de 50 anos na Câmara em SP

Por | 10 maio, 2017 as 3:02 pm | Nenhum comentário

Por Vanessa Sene
Na noite de 19 de abril, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira organizou a solenidade anual para marcar o 22 de Abril – Dia da Comunidade Luso-Brasileira, na Câmara Municipal de SP, por iniciativa do vereador Toninho Paiva, já há 15 anos.
Antes do início de uma das solenidades mais importantes para o órgão, o presidente do Conselho da Comunidade comentou sobre os homenageados de 2017. “Os homenageados deste ano acompanham aquele critério de anos anteriores, foram escolhidos, apontados, indicados pelas nossas associações, ou pelos membros do Conselho de diversos segmentos, mas todos eles guardam uma única característica: são pessoas que de alguma maneira contribuem para o fortalecimento da luso-brasilidade” disse Antonio de Almeida e Silva.
Segundo ele, o 22 de Abril é das principais datas. “Na minha visão é para a comunidade luso-brasileira a mais importante porque ela registra a integração entre brasileiros e portugueses. E este ano tem uma característica muito interessante, a lei 5.270 de 22 de Abril de 1967 completa hoje portanto 50 anos. É uma comemoração dupla”, disse ele antes do início da Sessão.
Almeida e Silva comentou que a comunidade festeja a data independentemente da existência da lei. “Mas existe uma lei que deu uma moldura jurídica e completa 50 anos, então é para mim uma sessão solene diferente, especial por conta disso”.
Entre os homenageados deste ano, o Conselho destacou figuras não só da capital paulista, como de outras praças como dirigentes de Santos, ABC Paulista e Campinas. “É o que vai acontecer cada vez mais, são pessoas que tiveram um contributo muito forte em suas regiões, é o caso de Campinas, caso de Santos, e que nós entendemos que temos que homenagear essa gente porque são comunidades que colaboram muito. Hoje estão todos aqui representados”.
Em sua fala, Antonio de Almeida e Silva agradeceu a Câmara Municipal na pessoa do vereador Toninho Paiva, que todos os anos tem a iniciativa da solenidade na casa. Além disso, destacou a importância da lei de 1967, passando pela integração de portugueses e brasileiros “de uma comunidade que começou em 1.500, quando a história iniciou, e nós procuramos incrementá-la” até os dias atuais.
O presidente do Conselho também passou aos presentes a importância de preservar a força da comunidade luso-brasileira e o desafio que existe para o futuro, contando sempre “com a integração e a força dos dois povos”.
Ao Mundo Lusíada, o vereador Toninho Paiva falou sobre esta noite como um dos “momentos inesquecíveis” que o parlamentar passa na vida. “Momento que me traz na lembrança meus avós que são portugueses, tanto por parte de pai como de mãe, e destacar este povo de garra, trabalhador, que realmente ama sua terra, e trouxe para o Brasil esse amor há 517 anos. Então temos um respeito, um carinho e orgulho de, no meu sétimo mandato, homenagear na Câmara Municipal essas pessoas tão importantes na nossa comunidade”.
Durante seu pronunciamento, Toninho Paiva citou grandes representantes de Portugal no mundo, como Cristiano Ronaldo, um “orgulho para a comunidade e os madeirenses”, também a visita do Papa a Fátima, em Portugal, que acontece em maio. “São pequenas coisas momentâneas e que queremos viver estes momentos, e aqui estamos numa sessão solene em homenagem ao povo português, que tanto trouxeram para cá, na gastronomia, religião, no seu trabalho, no seu caráter, e só aprendemos muito com isso” disse ele citando como um momento de felicidade pessoal.
O vereador está há 15 anos à frente desta solenidade, e em entrevista comentou sobre esta relação histórica. “Já passou gente aqui que não está no nosso meio que nós lembramos com muito carinho e muita saudade. A comunidade portuguesa convence as pessoas porque a gente sente no semblante de cada um a participação com orgulho, não é por obrigação, é porque eles gostam de estar aqui” finalizou.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade