Comunidade cabo-verdiana de Brasil e Argentina visitam a terra-natal

Encontro com o presidente da Câmara de Rivieira Brava, Américo Nascimento.
Encontro com o presidente da Câmara de Rivieira Brava, Américo Nascimento.

Da Redação

A comunidade cabo-verdiana do Brasil radicada em sua grande maioria na cidade de Santo André (ABC Paulista), organizou em parceria com a agência Vasco da Gama Turismo (de Santos) uma caravana para Cabo Verde entre os dias 11 de julho a 6 de agosto (portanto ainda em curso).

No todo a promoção da viajem foi da Associação Caboverdiana do Brasil – São Paulo, Asociación Cultural y Deportiva Caboverdeana de Ensenada – Argentina e Sociedad de Socorros Mutuos “Unión Caboverdeana” de Dock Sud – Argentina.

O grupo é formado na sua maioria por jovens descendentes e emigrantes residentes nos dois países, sendo que muitos nunca tinham visitado a terra-natal. A maioria das pessoas integrantes da caravana são descendentes de emigrantes oriundas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

Segundo divulgou a organização, existe um programa do Ministério das Comunidades (de CV), que visa promover a visita de jovens emigrantes e descendentes de emigrantes cabo-verdianos residentes na diáspora, programa esse denominado “Cabo Verde na Corason”, tendo como principal objetivo proporcionar os mesmos a oportunidade de reverem/conhecerem o país atual e realizar programas de intercâmbio com entidades e jovens em Cabo Verde.

Os organizadores contaram com apoio institucional do Ministério das Comunidades (MC), órgão que valoriza as comunidades nesses dois países de acolhimento, tidos como exemplos da existência de associações que, mantém em seus quadros associativos, grupos culturais compostos por emigrantes e jovens descendentes que desenvolvem atividades culturais relacionadas a Cabo Verde e que há muito anseiam por uma oportunidade de rever/conhecer o país atual.

O programa elaborado teve o seguinte cronograma: Encontro de Boas Vindas pelo MDC, Visita guiada à Cidade Velha, Almoço de Confraternização na Cidade Velha (oferecido pelo Ministério das Comunidades), coquetel oferecido pela Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Participação no Programa Nação Global da RCV, Visita ao Município do Tarrafal/Campo de Concentração, Encontro com autoridades cabo-verdianas e visita à UNICV.

José Cesário
Coincidentemente no período inicial da visita, lá também esteve o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que divulgou através de seu gabinete, um vasto programa como uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente – Dr. Augusto Neves.

Como também com o Comandante da Guarda Costeira – Coronel Anildo Morais, uma visita à ICCO – Fábrica de Calçados, à Verde Veste – Fábrica de Roupas, ainda uma reunião com a Ministra Adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, encontro com representantes da Comunidade Portuguesa de São Vicente, visita ao Consulado Honorário de Portugal no Mindelo e acompanhamento da Permanência Consular, também ao Centro Cultural Português – Pólo Mindelo, visita às empresas: Químicas Cintila, Fábrica Afropants Praia, fábrica da InPharma.

O Secretário José Cesário ainda teve reunião com a Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes. Visitou a Embaixada e o Centro Cultural Português, o Centro Comum de Vistos – CCV, e finalizando com uma reunião com o Conselho Consultivo da Área Consular.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: