Domingo, 23 de Abril de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Casa dos Açores promove a 40ª Festa do Divino em São Paulo

Por | 12 maio, 2014 as 10:46 am | 6 comentários

Mundo Lusíada

GFAcoresSPA Casa dos Açores de São Paulo realiza nos dias 07 e 08 de junho de 2014 a 40ª FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO, na Vila Carrão em São Paulo.

A festa foi introduzida em Portugal pela rainha Santa Isabel. Mais tarde, foi levada pelos povoadores portugueses para as 9 ilhas do arquipélago dos açores, localizado no oceano atlântico norte, tornando-se a principal festa e devoção das ilhas. Ao emigrarem para outros países e regiões do mundo, os ilhéus levaram consigo esta devoção e festejos, especialmente, para os EUA, Canadá e Brasil, principais países de acolhimento.

Para o Brasil a emigração ocorreu, em especial, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os açorianos fundaram importantes cidades, tais como: Porto Alegre e Florianópolis. A presença açoriana, no entanto se estendeu também para São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Minas e Espirito Santo.

As festas do Divino em São Paulo faz parte do Calendário Oficial da Cidade. Os festejos de rua são realizados num único fim de semana, reunindo milhares de pessoas da região, normalmente famílias inteiras que ali vão para degustar as famosas malassadas, a massa sovada, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde, um bom vinho e outros iguarias da culinária luso-açoriana e brasileira.

Todo o ano é montado pela Prefeitura um grande palco, em frente à sede da Casa dos Açores, para alegrar a festa, apresentando-se ali diversos grupos musicais e folclóricos.

Na manhã do domingo, dia 08 de junho, será realizada uma grande procissão integrada com as bandeiras e as coroas do Divino, e as imagem de Nossa Senhora de Fátima e do Senhor Santo Cristo dos Milagres, acompanhadas por uma banda musical. A procissão percorre algumas ruas do bairro e se desloca da sede da CASP até a Igreja Santa Marina, onde acontece a missa solene às 10h30, em louvor ao Divino.

José Manuel de Arruda Faria e Valquíria Mas sucato de Arruda Faria são os mordomos deste ano, responsáveis pela organização da Festa. José Manuel é brasileiro filho de açorianos emigrados, Valquiria é brasileira sem ascendência açoriana, mas atuante nas tradições e na religiosidade da comunidade.

Esta tradicional festa religiosa e da comunidade açoriana completa este ano sua 40º edição.

SERVIÇO:
40ª FESTA DO DIVINO
DIAS 07 E 08 DE JUNHO DE 2014
REALIZAÇÃO: CASA DOS AÇORES DE SÃO PAULO
RUA DENTISTA BARRETO, 1282 – VILA CARRÃO.
TELEFONE: 2296-4890 / 2942-0487
EMAIL: casa-acores@ig.com.br



+ Acessadas



 

6 respostas para “Casa dos Açores promove a 40ª Festa do Divino em São Paulo”

  1. Maria L F Melo disse:

    Os Parabéns à Casa dos Açores e a todos os organizadores, por mais esse evento religioso/cultural. Bem hajam!

  2. Maria Teresa Folke disse:

    Por favor me informe o horário da festa e qual o valor
    dos convites (ingressos)

    Desde já agradeço sua colaboração

    Att.

    Teresa

    • Agostinho disse:

      para D.Maria Tereza,
      A Festa do Divino é uma festa tradicional na Vila Carrão, trazida pela comunidade açoriana.
      É uma festa aberta ao povo, misturando a festa de rua,no sábado e domingo, com barracas típicas, apresentação de Grupos Folclóricos e a tradicional procissão no dia 8 de junho às 10 hs, seguida da santa Missa em louvor ao Divino Espírito Santo, com bandas musicais, etc.
      Teremos imenso prazer em recebe-la.
      Agostinho – membro do Conselho Diretor

  3. André disse:

    Gostaria de saber aonde encontro o bolo ou pão ,não sei nome pão redondo ,foi na festa e tinha acabado , festa linda muito obrigado.

  4. malu disse:

    Por favor gostaria de saber se fazem mais festas no decorrer do ano, moro bem próximo dai e sou uma portuguesa que ama as nossas festas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade