Casa de Viseu do Rio celebra 50 anos de fundação com evento recheado de personalidades

CasaViseuRio_50Anos

Por Igor Lopes

Nos dias 2 e 3 de julho, a Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro realizou diversas atividades em comemoração aos seus 50 anos de fundação. Em dois eventos no fim de semana, no bairro carioca da Vila da Penha, Zona Norte da cidade, a entidade recebeu a visita de viseenses ilustres, de ex-fundadores, de autoridades luso-brasileiras, algumas vindas de Portugal, e de membros da comunidade portuguesa.

No sábado, dia 2, a celebração ficou marcada por uma sessão solene recheada de convidados e de autoridades dos dois países, que puderam presenciar o salão nobre da sede social totalmente remodelado. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno Bello, a fadista Maria Alcina, o almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, José Ernesto, a deputada luso-brasileira Martha Rocha, o presidente da Casa do Distrito de Viseu, Flávio Martins, que também ocupa os cargos de presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além do deputado da Assembleia da República portuguesa, Carlos Páscoa, a vereadora luso-brasileira Teresa Bergher, a cônsul-geral adjunta de Portugal no Rio, Susana Audi, o presidente da Federação de Folclore no Brasil, César Soares, entre muitos outros nomes. O salão nobre contou ainda com a presença de dezenas de convidados. A data reservou ainda muitas homenagens à Casa e à viseenses que auxiliaram na construção desses cinquenta anos.

No dia seguinte, 4, domingo, foi a vez das festividades típicas, com almoço de aniversário e da Confraria Grão Vasco. Houve ainda a apresentação do Conjunto Típicos da Beira, da fadista Maria Alcina, do cantor romântico Mário Simões, e da jovem fadista Mara Pedro, vinda de Portugal especialmente para a festa. No campo do folclore, foi possível assistir às apresentações do Rancho da Casa de Viseu e do Rancho Acadêmico de Viseu, vindo de Toronto, Canadá, também especialmente para a celebração viseense no Rio.

Dentre as novidades, estão a apresentação pública do novo site da Casa na Internet (www.casadeviseu.com.br), que tem agora novas funcionalidades, e o lançamento do livro “Casa do Distrito de Viseu: cinquenta anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro”, de autoria de uma Comissão criada para esse efeito, composta por Antônio Cardão, presidente da Comissão, Isabel Martins, Maurício Moreira, Ana Baltar e o jornalista Ígor Lopes. A obra de 100 páginas pode ser adquirida na sede da entidade na Rua Carlos Chambelland, 40, na Vila da Penha. Para mais informações, é possível contatar a diretoria da Casa por meio do telefone (21) 3391-6730 (terça a sábado) ou pelo e-mail [email protected].

2 Comments

  1. gostaria de saber dos eventos da casa de Viseu,,,pois,Jose Abrantes autor do livro “Saudades do Rio Dão”editora Chiado…..seu pai de Viseu- Tondela premiado em Lisboa 2015

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: