Bingo beneficente auxilia Lar dos Idosos e Centro de Apoio da Provedoria

O presidente da Provedoria Portuguesa, Fernando Ramalho, e o diretor do Centro de Apoio, Paulo Porto.
O presidente da Provedoria Portuguesa, Fernando Ramalho, e o diretor do Centro de Apoio, Paulo Porto.

Por Vanessa Sene

Na tarde de 21 de junho, o Clube Português de São Paulo abriu as portas para mais um bingo beneficente em prol do Lar dos Idosos da Provedoria da Comunidade Portuguesa. Este é um evento anual que auxilia na manutenção e no sustento da Provedoria Portuguesa, e conta com a colaboração das associações portuguesas em São Paulo, as quais enviam os brindes que são sorteados durante o bingo.
“Todas as associações luso-brasileiras colaboram enviando presentes, e nós vendendo convites, vendendo cartelas, conseguimos reunir algum dinheiro para poder sanar as contas do Lar da Provedoria” diz o presidente da entidade Fernando Ramalho.
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes e concorreram a muitos prêmios, como uma passagem à Portugal oferecida pela TAP, um final de semana de hospedagem no Hotel Monte das Oliveiras, além de vinhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e diversos prêmios bastante concorridos entre o público presente.
Segundo o presidente, o Clube Português levantou essa bandeira e realiza anualmente dois eventos em prol da Provedoria, além do bingo, também o jantar beneficente em parceria com o seu buffet. “É um grande parceiro” diz Ramalho, já divulgando um outro jantar beneficente que acontece no próximo mês de outubro, no Buffet Torres. E em dezembro, a Provedoria promove ainda o seu churrasco beneficente nas suas dependências, para as pessoas conhecerem o trabalho desenvolvido na casa.
Além do Lar dos Idosos, o Centro de Apoio a Portugueses Carenciados, que funciona na capital paulista, também é beneficiado com estes eventos. “O Centro de Apoio é um braço muito importante para o Consulado de São Paulo. Isso me alegra muito, a miséria na comunidade portuguesa diminuiu bastante, graças em grande parte ao governo português que deu aposentadoria para os idosos. Agora, o Centro de Apoio dedica-se na maior parte à assistência aos presidiários portugueses, na maioria jovens por causa das drogas, e temos que dar essa assistência por pequena que seja” explica.
Ao Mundo Lusíada, Ramalho declarou que já está “tempo demais” à frente da Provedoria, e espera uma nova diretoria para o próximo ano. “Espero que tenha alguém para me substituir, com uma cabeça mais jovem, com ideias novas, vitalidade, como a instituição merece ter nova energia. Eu acho que já colaborei bastante, fico agradecido a todos que me ajudaram nessa campanha” diz.
Atualmente, o Lar dos Idosos atende 48 pessoas na maioria brasileiras e mulheres, segundo a direção, seus acolhidos chegam cada vez em idade mais avançada. Para ingressar a instituição pede que os idosos sejam independentes, mas ao longo da vida, vão precisando de auxilio, e assim aumentam os custos com enfermagem e medicamentos.
Ramalho permanece até o final de 2015 à frente da diretoria, mas não pensa em “abandonar” a instituição, e sim em ajudar essa nova pessoa na presidência. Já com candidatos em mente, Ramalho quer definir os próximos passos com os membros da diretoria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: