Sábado, 18 de Novembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Ato Cívico e posse de nova diretoria marcam 10 de Junho em Mato Grosso do Sul

Por | 14 junho, 2017 as 11:09 am | Nenhum comentário

Da Redação

A Associação Luso Brasileira de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, realizou no sábado o Ato Cívico em comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, seguido pela cerimônia de posse da nova diretoria executiva e dos conselheiros eleitos para o biênio 2017/2019.

O Ato começou com a execução dos hinos nacionais e hasteamento das bandeiras de Portugal e do Brasil. O presidente da Associação e cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Santos Gonçalves, leu a mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que relatava o otimismo do país ibérico com grandes feitos econômicos, políticos e esportivos.

O presidente discursou, agradeceu pela presença de todos e trouxe boas notícias aos portugueses e luso descendentes que moram na região. “As próximas eleições em Portugal passarão a ser digitais, com terminais eletrônicos também enviados para o consulado honorário de Campo Grande, que deverá ser o primeiro a receber, conforme me garantiu, em abril deste ano, o Ministro das Relações Exteriores em uma reunião em Brasília com representantes da comunidade portuguesa. Dessa forma, os cidadãos portugueses residentes em nossa região poderão exercer o direito de escolher seus representantes logo aqui em nossa sede, evitando deslocamentos maiores. Outra novidade é a lei da nacionalidade, que ficou mais abrangente e ampliou muito o contingente de pessoas que poderão se naturalizar portuguesas, passando a aceitar aquelas com ascendência de segundo grau, ou seja, netos diretos de portugueses” disse Gonçalves.

A Associação entregou durante o Ato dois títulos de sócio honorário em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo pároco da Paróquia São Sebastião, Marcelo Tenório, e ao maestro Luiz Quirino, que há anos participam de eventos como as missas de Fátima e cantata natalina. “Recebo com imensa alegria, primeiro porque nós realmente somos muito amigos deste Clube, e segundo pela nossa unidade com a pátria portuguesa, então pra mim é uma alegria dupla, graças a Deus”, disse Tenório.

“Eu fico muito honrado mesmo porque eu carrego ‘Oliveira’ no meu sobrenome, que é de origem portuguesa, além do que a minha família é ‘Sabino’, que é um dos sobrenomes mais tradicionais de Portugal. Eu tenho carinho pela comunidade e participo sempre de eventos. Sinto-me muito honrado em fazer parte desta comunidade, afinal de contas Portugal, quando saiu pra colonizar países, foi criar nações e nos deu a liberdade de sermos brasileiros mas sem esquecer da pátria mãe. Tenho muito orgulho disso” afirmou o maestro.

Em seguida, o assessor parlamentar do senador Pedro Chaves, José Luís, leu a mensagem do congressista dirigida à Associação. O deputado estadual Paulo Siufi discursou e entregou uma Moção de congratulação ao presidente Gonçalves, além de contar que foi aprovado o projeto de resolução de sua autoria que cria a Comenda e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo, em homenagem à Colônia Portuguesa em Mato Grosso do Sul. As honrarias deverão ser entregues às personalidades da Comunidade Portuguesa em Sessão Solene, no dia 10 de junho de cada ano.

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, também falou representando o governo do estado. “É o respeito à história, à memória. Sem dúvida alguma não se conta a história de Mato Grosso do Sul sem considerar a passagem e a organização dos portugueses. Só pra ter uma ideia, o Brasil é o maior país do continente sul-americano e está rodeado por outros países de linguajar espanhol, então imagina o que é você conseguir manter do norte ao sul do país, do leste ao oeste, uma língua só. Isso mostra uma capacidade de gestão e comprometimento cultural muito difícil à época, se fez isso convencendo. Sem dúvida a organização dos portugueses deve ser inclusive mais estudada e é importante ser enaltecida” disse o secretário.

Novos gestores assumem Associação
Após o Ato, foi realizada no espaço Prime Estoril a cerimônia de posse da nova diretoria executiva e dos conselheiros eleitos para o conselho de sócios remidos e conselho fiscal da Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS. Os presidentes de cada conselho, Fernando Cruz, dos remidos, e João Daniel, do fiscal, e o presidente Gonçalves, compuseram a mesa.

Os conselheiros eleitos foram convocados para assinar o documento da posse e fizeram juramento. Todos receberam um pin com as bandeiras do Brasil e de Portugal, e as mulheres ainda foram presenteadas com flores. Veja como ficam o conselho de sócios remidos clicando aqui e o conselho fiscal clicando aqui.

Em seguida, o presidente eleito Horácio Pereira foi chamado para assinar o termo de posse e realizar juramento.

O ex-presidente Fernando Gonçalves fez se despediu, agradecendo a todos pelo apoio ao longo dos últimos quatro anos em que esteve à frente da Associação. “Saímos com o dever cumprido. Vem uma diretoria nova agora, com um grupo mais jovem para que toquem isto. Fui para o conselho fiscal para dar uma mão também e continuar levando a Associação para frente. Começamos o Clube Estoril em 1988, e hoje temos um dos melhores espaços do estado” disse Gonçalves.

O presidente eleito da Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS para o biênio 2017/2019, Horácio Pereira Andrino, fez seu discurso de posse enfatizando que sua gestão primará pelo profissionalismo. Além disso, o presidente acredita que inovação será a marca de seu mandato.

“A proposta de trabalho é fazer coisas novas que provavelmente não foram praticadas no passado e com isso trazer as pessoas de volta para o Clube. Penso que muita gente está afastada por diversos motivos, talvez por falta de atrativos, por falta de opções, mas estas inovações visam atrações novas, motivações novas, nova forma de lazer, nova forma de cultura, nova forma de fazer as coisas. Que os nossos associados tenham um pouquinho de paciência, acredito que logo logo as coisas comecem a acontecer de forma gradativa, sem atropelo e da melhor forma, com mais qualidade possível. Eu prefiro fazer na velocidade certa para que as coisas saem como a gente quer e imagina” disse o recém empossado presidente.

O pároco Tenório deu a benção e os convidados foram chamados para presenciar o descerramento das placas de presidente e diretor do Clube Estoril, que passarão a integrar o mural da Associação.

“Hoje estamos terminando nosso ciclo de dois anos que foram produtivos. Conseguimos muitas melhorias para o associado. Acredito que a diretoria futura, com o Horácio, que é um administrador, bancário, será muito boa, porque ele tem uma visão empresarial. Com o Éder junto, como diretor, que também sabe do dia a dia do Clube, vai dar uma diretoria pró-ativa para o associado” avaliou o ex-diretor do Clube Estoril, Pedrinho.

“Eu espero que a gente possa voltar àqueles tempos com mais eventos, mais presença dos sócios, mais atividades esportivas, mais atividades culturais” disse Éder, o novo diretor do Clube Estoril. Após a cerimônia foi oferecido um coquetel aos presentes.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade