Quarta, 18 de Outubro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Arouquenses de S.Paulo festejam o “Dia de Nossa Senhora da Mó” com missa, bacalhoada e folclore

Por | 1 outubro, 2017 as 10:38 am | Nenhum comentário

Por Odair Sene

Foi em 17 de setembro que o Arouca São Paulo Clube promoveu sua típica festa em homenagem à Nossa Senhora da Mó. O evento esteve ao comando do presidente em exercício Artur Andrade Pinto, já que o presidente José Pinho estava de férias em viagem a Portugal.
Ex-presidente por 20 anos na casa, agora como vice-presidente, Artur Andrade Pinto falou sobre a devoção e tradição vinda de Portugal. “Senhora da Mó é dia 08 de setembro. Eu assisti a Nossa Senhora da Mó lá [em Arouca], e agora estou vendo Nossa Senhora da Mó aqui no Arouca de São Paulo”.
A lenda de 1027 conta que um cristão raptado pelos mouros, amarrado com uma corda dentro de um arcão do milho, com a pedra de uma mó colocada por cima e um mouro sentado nela, à espera da morte, pede à Nossa Senhora da Mó, e aparece por milagre junto da capela com o cristão e o mouro, e este pede ao cristão que não lhe faça mal.
A tradição reúne sempre muitos arouquenses no clube que promove o evento anualmente, e começa com a missa na capela do clube, seguida de uma bonita procissão com a imagem da Santa pelas dependências do Arouca SP Clube, que este ano contou com o padre Luciano do Santuário Nossa Senhora da Salette. O evento fecha com o típico almoço do Arouca com fartura da gastronomia portuguesa, e com a esperada apresentação de folclore do Aldeias da Nossa Terra do Arouca SP Clube, sempre animando os presentes e colocando o público para dançar.
Segundo o Sr. Artur Andrade Pinto, a casa, que tenta se manter como as demais na comunidade portuguesa, já recebeu mais público em outras épocas. “Antigamente tínhamos o dobro de frequentadores que temos agora. Infelizmente a situação está assim, estamos iguais às outras casas por aí”.
O vice-presidente cita que a construção da sede aconteceu em uma época bem diferente. “Nós pensamos muito grande, há 38 anos, éramos em muitos. Já foram quase todos embora, estamos em alguns aqui tocando o barco”, diz citando a imensa sede do clube, com 36 mil metros quadrados, com infraestrutura completa de quadras e piscinas, o que é o “maior gasto” de manutenção da entidade.
A casa ainda convida para a próxima atração, que acontece no dia 08 de outubro com um Almoço Arouquense, servindo a típica bacalhoada à moda de Arouca, com muito folclore durante a apresentação do rancho da casa, Aldeias da Nossa Terra.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade