Arouca SP Clube comemora 37 anos de fundação com Sessão Solene e bacalhoada

37AnosAroucaSP

Por Odair Sene

Nos dias 3 e 6 de março, o Arouca São Paulo Clube, entidade tradicional de São Paulo que tem como presidente o panificador José Pinho dos Santos, promoveu sua comemoração de aniversário de 37 anos de fundação. No dia 3, quinta-feira, uma Sessão Solene foi realizada em seu salão social e contou com diversas homenagens aos apoiadores e participantes da entidade, e com diversas presenças importantes, como representantes de casas co-irmãs, como do Cônsul Paulo Lourenço e da vice-presidente da Câmara de Arouca Margarida Belém e do vereador da Câmara de Espinho, Dr. José Mota.
No domingo, o evento começou com hasteamento das Bandeiras, e a execução dos hinos de Portugal, Brasil e Arouca, seguido da Missa na Capela, como acontece tradicionalmente. Após a famosa bacalhoada do clube, à moda de Arouca, foi aberta a apresentação com os folcloristas do Rancho Folclórico Arouca São Paulo Clube. Como convidado o grupo recebeu os folcloristas do co-irmão Verde Gaio do Centro Cultural Português de Santos, e o evento encerrou com o canto de parabéns no final da tarde.
Participando este ano, Margarida Belém, a vice-presidente da Câmara de Arouca hasteou a bandeira portuguesa e esteve pela primeira vez no Brasil para participar das comemorações da entidade em São Paulo. “É um grande orgulho e satisfação estar aqui e sentir essa força toda e essa dinâmica dos arouquenses portugueses no Brasil” declarou ela ao Mundo Lusíada.
Pela forte presença de arouquenses em São Paulo, Margarida Belém disse que por essa razão a Câmara fez questão de participar deste “momento tão importante para o Arouca São Paulo Clube”. “Sentimos que é nossa obrigação manifestarmos nosso carinho e importância dessa instituição para todos os arouquenses e brasileiros que estão aqui”.
A sua vinda foi pontualmente para as comemorações de aniversário do Arouca, tendo ainda aproveitado a estadia para visitar empresas locais de arouquenses. “É uma satisfação enorme ver o sucesso e a luta dos arouquenses aqui no Brasil. Esperamos que haja também retorno para Arouca a nível de investimentos e visitas turísticas porque esses arouquenses tem uma ligação muito forte com seu território” disse ela ao Mundo Lusíada.
Segundo a Aicep, hoje existe mais de 450 empresas portuguesas no Brasil, e de acordo com a representante da Câmara de Arouca, juntamente com a Associação Empresarial de Arouca, a Câmara está em contato com os empresários da diáspora, contando com apoio tanto da Aicep como de Consulados. “Estamos a identificar empresários de sucesso que estejam muito bem posicionados e podem ser verdadeiros embaixadores no território. E o conhecimento destes empresários, juntamente com as instituições que tem essa função de estabelecer as ligações comerciais, que nós no futuro e neste momento estamos procurando organizar para tirar vantagens comerciais”.

Solenidade

No dia 03, o evento contou com comando protocolar do diretor Antonio Marcos Pereira, que compôs a mesa solene. Segundo ele, a grande mudança deste ano foi a alteração da data, que passou de sexta para quinta-feira por um “problema logístico” informou.
“Sexta-feira é um dia complicado para o trânsito em São Paulo, as pessoas chegavam atrasadas ou nem vinham. Este ano mudamos a data para uma quinta-feira por uma sugestão do nosso vice-presidente, Dr. Artur Andrade Pinto, e realmente foi um sucesso, tivemos mais de 250 pessoas em nossa sessão solene”.
Tradicionalmente a casa recebe um representante de Arouca, e este ano não foi diferente, o evento contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, além do cônsul-geral, como do presidente do Conselho da Comunidade Antonio Almeida e Silva, o vereador da Câmara de Espinho, Dr. José Mota, e diversas autoridades e integrantes da comunidade luso-brasileira. Participaram do evento ainda o professor Bernardo Carmo, diretor presidente da Academia Sênior de Arouca, que juntamente com mais 21 autoridades esteve na mesa solene.
Na sequencia, ocorreram as homenagens que tradicionalmente o Arouca faz reconhecendo os que trabalharam durante todo o ano e colaboram sempre com a vida do clube. A presente Sessão Solene é realizada pela Câmara Municipal de São Paulo, através do proponente da sessão, o vereador Toninho Paiva. A Câmara Municipal de SP homenageou oito pessoas relevantes na comunidade arouquense, e o Arouca homenageou oito pessoas também, cinco delas receberam um diploma de trabalhos executados em prol da entidade, e três personalidades receberam o Diploma de Honra ao Mérito e Medalha da Rainha Santa Mafalda.
Antonio Marcos Pereira disse que é uma homenagem que faz jus ao trabalho desenvolvido por essas pessoas ao longo do ano. “A comunidade arouquense é muito atuante no cenário luso-brasileiro de São Paulo, porque não dizer do Estado de São Paulo. Hoje, o Arouca é um grande expoente dentro da comunidade, é um vetor de continuidade das tradições e memória das coisas portuguesas. Essa grande afluência das pessoas em todos os nossos eventos no decorrer do ano inteiro vem demonstrar que o Arouca está executando um belíssimo trabalho, isso é fruto do trabalho da diretoria e dos diversos colaboradores que só temos a agradecer pela divulgação da nossa entidade”, finalizou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: