Almeida e Silva diz que Conselho não atingiu o que gostaria neste ano

Por Odair Sene

Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Antonio de Almeida e Silva. Foto: Arquivo/Mundo Lusíada
Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Antonio de Almeida e Silva. Foto: Arquivo/Mundo Lusíada

Em 05 de novembro, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo reuniu os presidentes das associações mais uma vez na Taberna Cais do Porto, o restaurante português localizado no Canindé em São Paulo, para um encontro informal.

Ao Mundo Lusíada, o presidente Antonio de Almeida e Silva explicou sobre a informalidade do encontro. “Convidamos os presidentes das associações para troca de ideias, para que cada um se expresse, é uma noite informal” disse ele fazendo um balanço preliminar do ano como não sendo dos melhores em termos de agenda, já que muitos eventos foram comprometidos com um calendário diverso.

“Temos que ser honestos para admitir que não atingimos tudo o que gostaríamos. Porque a Copa subverteu qualquer agenda possível e imaginável, por exemplo, o 10 de Junho [Dia de Portugal, Camões e Comunidades] caiu em plena Copa. E outros eventos, a Campanha do Agasalho não conseguimos fazer, tivemos a visita do Primeiro Ministro que acabou adiada, tínhamos todo um planejamento, tivemos que cancelar tudo. Depois vem eleições que de alguma maneira envolve a todos nós. Foi um ano conturbado, todo mundo reclamou disso”.

Para o presidente do CCLB porém, foi possível concluir os principais eventos, o dia-a-dia e “aquela vigilância de valores da comunidade e dos dois países, com rigor”, além das reuniões estatutárias. “Mas não foi um ano que nós pretendíamos, em 2015 vamos resgatar isso. E quando faço esse balanço não tão otimista assim estou sendo exagerado porque, na verdade, foi bom mas não espetacular”.

Citando um dos destaques de 2014, Almeida e Silva lembra uma data importante para a comunidade, quando conseguiu realizar um show gratuito nas comemorações do 22 de abril, no Parque Ibirapuera, com o cantor Roberto Leal. “Foi aberto ao público e foi uma celebração coletiva com os brasileiros dessa importante data. Isso já planejávamos há três anos e conseguimos fazer este ano. Neste aspecto foi bom mas a agenda não me satisfez, estou um pouco ambicioso nisso”.

O conselho ainda fez sua Assembleia Geral no dia 13 para aprovação de orçamento, planejamento e troca de ideias para 2015. Entre elas, Almeida e Silva citou a parceria com a Numatur Turismo em comemorar ao 22 de Abril, Dia do Descobrimento do Brasil e Dia da Comunidade Luso-Brasileira, que nos últimos dois anos foi marcado com um Cruzeiro entre São Paulo e Rio de Janeiro, e que no próximo ano será num resort no nordeste brasileiro. “Esse ano não teremos o navio mas vamos a Porto Seguro, numa grande excursão, e vamos resgatar todo o patrimônio que está lá na Bahia e foi feito por portugueses de São Paulo. Tudo ali tem a presença portuguesa” finaliza.

A viagem da Costa do Descobrimento contará novamente com show de Roberto Leal, com saída em 17 de abril até dia 21, feriado de Tiradentes, abrindo as festividades do Conselho da Comunidade de 2015. Informações no telefone (11) 4994-4000.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: