462 anos de Santo André com homenagem ao fundador português João Ramalho

Comunidade portuguesa e administração pública prestam homenagem ao fundador português João Ramalho na comemoração de aniversário.

 

462AnosSantoAndre_Ramalho

Por Odair Sene

A tradição de muitos anos se manteve na manhã do dia 8 de abril de 2015. A comunidade portuguesa do Grande ABC abriu as comemorações de aniversário de Santo André, em conjunto com a prefeitura local, com a homenagem ao fundador da cidade, o português João Ramalho.
Além do poder público e da comunidade, o público andreense esteve em bom número, como também do Grupo de Escoteiros Mirins, do Tiro de Guerra, da Guarda Civil, da Banda Lira e ainda um grupo de alunos do curso de bombeiros da Escola Polígono de Santo André.
A solenidade foi aberta pela Banda Lira com execução dos hinos de Brasil, Portugal e também de Santo André. Apresentação da tropa do Tiro de Guerra, dos Escoteiros, da guarda civil, tudo com acompanhamento da banda musical.
No palco montado no Paço Municipal se instalou o cerimonial com várias autoridades do município presentes com o prefeito Carlos Grana (PT). Junto no palco estavam também os representantes da comunidade portuguesa. Tanto o prefeito como o presidente da Casa de Portugal, Calos Rodrigues, e o Paulo Freitas, como representante diplomático do Consulado de Portugal, falaram ao público presente.
Destaque para o prefeito Carlos Grana que enfatizou os serviços, várias obras e reformas, novos equipamentos entregues à população neste mês que a cidade completa 462 anos de fundação.
Depois da solenidade, autoridades e comunidade lusa depositaram uma grande coroa de flores à frente da estátua do fundador João Ramalho e todos se dirigiram a um pavimento do Paço para um café da manhã oferecido pelo executivo.
Ao Mundo Lusíada o prefeito Carlos Grana falou sobre a manutenção do tradicional evento. “Dependendo da nossa vontade este evento vai se repetir por muitos e muitos anos. A relação da cidade de Santo André com a comunidade luso brasileira, com Portugal, é histórica, mas também muito atual porque se renova a cada ano, além do prestigio que tem a Casa de Portugal do Grande ABC aqui na nossa cidade, sempre com aquele acolhimento, sempre com sorriso, com generosidade, típico da comunidade portuguesa que fez parte da história da construção dessa cidade maravilhosa onde nós vivemos. Então eu quero reafirmar que sempre vamos manter este laço de amizade com toda a comunidade luso brasileira”, disse.
Este ano voltou a tona um antigo projeto de mudança da estátua do fundador do Paço Municipal para um local bem mais visível, no começo da Av. Portugal, bem no centro da cidade e praticamente em frente ao mesmo Paço (atualmente a estátua está na parte de traz do Paço).
Segundo o prefeito o assunto foi discutido com o Paulo Freitas e o presidente Carlos Rodrigues. A expectativa é que a mudança ocorra em 2016 e que a inauguração já aconteça na solenidade de aniversário em abril.
Ao Mundo Lusíada o presidente da Casa de Portugal Carlos José Rodrigues falou elogiando a solenidade e a boa relação da comunidade com a administração pública. Carlos também gostou da mudança de local para a Av. Portugal. “Conversamos com o prefeito e eu disse a ele que não só a comunidade luso brasileira, até o João Ramalho vai ficar enaltecido com a visibilidade que terá no centro de Santo André, onde transitam pessoas de todas as cidades do Grande ABC. Acho muito importante porque é mais uma grande conquista da nossa Casa de Portugal do Grande ABC”, referiu ele que esteve acompanhado pelo vice Paulo Freitas e por boa parte da sua diretoria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: