1º Consulado Móvel Português de Presidente Prudente é lançado

Projeto permite que portugueses e descendentes sejam beneficiados por serviços consulares sem precisar ir até à capital paulista.

 

Da Redação

ConsulPauloLourenco_SJCampos
O Consul Paulo Lourenço em São José do Rio Preto. Foto/Arquivo

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo lança neste 22 de outubro, às 10h, na cidade de Presidente Prudente, mais uma Permanência Consular portuguesa no estado de São Paulo. O projeto propõe atender portugueses e descendentes, que vivem e trabalham na região, facilitando o acesso a informação e serviços.

A Permanência Consular oferece o mesmo tipo de atendimento recebido no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, sem necessidade de percorrer grandes distâncias ou de ter grandes custos com viagem.

O projeto, uma espécie de Consulado móvel, trata de todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Tudo isso é possível graças a um computador tecnologicamente avançado, intitulado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações da sede do Consulado. Indiretamente, o projeto serve também como meio de aproximação entre portugueses e luso-brasileiros da região.

Os atendimentos serão realizados no dia 22, na Associação Comercial de Presidente Prudente (Rua Siqueira Campos, 602 – Centro), das 09h às 17h, mediante agendamento prévio através do site do Consulado (www.consuladoportugalsp.org.br).

A Permanência Consular, em Presidente Prudente, será oficialmente inaugurada pelo Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço. Após o lançamento do serviço, o Cônsul-Geral visitará a Santa Casa e terá um encontro com o Prefeito Milton Carlos de Mello, além de encontro com empresários locais.

Dentro da jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que inclui o Estado de Mato Grosso do Sul, a 1ª Permanência Consular foi lançada em Araraquara (SP) em setembro de 2012.

Depois a unidade móvel passou por outras cidades do estado: Campinas, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Barueri, Sorocaba e Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Atualmente, as permanências acontecem de forma rotativa, durante o ano, nas cidades citadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: