Segunda, 29 de Maio de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Visitantes gastaram mais de um milhão de euros em Fátima na visita do Papa

Por | 16 maio, 2017 as 3:51 pm | Nenhum comentário

Da Redação
Com Lusa

Os visitantes de Fátima levantaram mais de um milhão de euros das caixas Multibanco daquela localidade entre 10 e 14 de maio, dias que coincidiram com as comemorações do centenário das ‘aparições’ e a visita do papa.

A informação foi divulgada pela SIBS, gestora da rede Multibanco, que refere que nos cinco dias em causa realizaram-se “cerca de 16 mil levantamentos nas 19 caixas multibanco disponíveis na localidade” de Fátima, tendo o valor levantado atingido 1,078 milhões de euros.

Face ao mesmo período de 2016, houve um aumento de 9% tanto no número de levantamentos como no valor levantado. Por hora, foram registrados em média 130 saques. O valor médio do levantamento ascendeu a 68 euros.

“O pico máximo das operações de levantamento foi atingido no dia 12 de maio, com uma média de 280 levantamentos por caixa Multibanco, cerca de três vezes mais do que a média registrada na rede caixas Multibanco em abril de 2017”, refere ainda a informação enviada aos meios de comunicação social.

A SIBS divulgou a mesma análise mas para todo o Concelho de Ourém, sendo que nesse caso houve 40 mil levantamentos num valor de 2,3 milhões de euros. Foram ainda gastos mais 2,4 milhões de euros em compras pagas por Multibanco. Por hora, no concelho de Ourém, houve 330 saques e mais de 410 compras, um aumento de 3% nos levantamentos e 37% no número de compras na Rede Multibanco.

A gestora do Multibanco refere também que em termos de visitantes com cartões estrangeiros os que fizeram mais saques e compras foram aqueles com cartões de França, seguidos de Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Suíça.

Público

Com uma média de 500 mil pessoas no Santuário de Fátima a participar do dia 13 de maio em Portugal, a visita do papa Francisco a Fátima também gerou 21.733 notícias em todo o mundo, indica um estudo divulgado sobre a cobertura deste acontecimento nos ‘media’ portugueses e internacionais.

Em Portugal, e quando contabilizadas todas as referências em televisão, rádio, imprensa e ‘media’ online, a visita de Jorge Mario Bergoglio, que adotou o nome de Francisco, gerou 4.297 notícias, de acordo com a análise da Cision, empresa especializada na monitorização e análise de ‘media’.

Nas redes sociais, a visita do papa Francisco obteve nos três dias analisados um ‘share of voice’ (SOV, nível de partilha entre pessoas) de 39%. Só foi ultrapassado por outro acontecimento que marcou o fim de semana passado: a conquista do Benfica do tetracampeonato de futebol que conseguiu um SOV de 44%.

No campo das audiências de televisão, a RTP divulgou que a estação pública foi a líder em 13 de maio (sábado), dia das cerimônias religiosas presididas por Francisco em Fátima (marcadas pela canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto) e da vitória de Salvador Sobral na Eurovisão (evento transmitido pelo canal público em horário nobre).

No sábado, a RTP1 obteve um ‘share’ de 23%, o melhor resultado desde 10 de julho de 2016, dia da final do Euro 2016 (França) em que Portugal se consagrou campeão europeu de futebol, segundo informou a estação pública, que foi um dos ‘host-broadcaster’ da visita papal.

De acordo com a estação pública, 662.800 espectadores acompanharam as cerimónias de Fátima — missa, bênção dos doentes e procissão do adeus – na RTP1, o que correspondeu a uma quota de mercado de 24%.

“Esta foi a maior plateia de uma celebração de 13 de maio na RTP1 dos últimos sete anos”, indicou a RTP, precisando que em 2010, ano da última visita papal a Portugal, feita por Bento XVI, a celebração religiosa registou uma quota de 44,7%, com 790.300 espectadores.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade