Terça, 26 de Setembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Universidade de Aveiro convida emigrante português a participar de pesquisa

Por | 15 julho, 2011 as 6:10 pm | 3 comentários

O emigrante português pode participar deste estudo respondendo as perguntas do questionário disponível no endereço: http://questionarios.ua.pt/index.php?sid=24619&lang=pt

Mundo Lusíada

Preocupada com a atual economia portuguesa, a Universidade de Aveiro lançou um projeto de pesquisa, iniciado em 2008 e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, cujo tema central é a avaliação do contributo do potencial retorno e fixação dos emigrantes portugueses para o desenvolvimento do turismo no seu local de origem, em Portugal.

De acordo com a instituição, a promoção do turismo é primordial para dinamizar a economia, já que a despesa turística cria mais emprego e rendimento do que qualquer outro setor, além de gerar e manter emprego em outros setores da economia que fornecem os visitantes e as empresas turísticas.

“O regresso definitivo e a participação dos emigrantes portugueses em projetos de desenvolvimento turístico nas suas regiões de origem, que são as mais carenciadas em Portugal, poderão contribuir para estimular a economia regional e nacional, porque trazem competências técnicas e, eventualmente, capital financeiro obtidos durante a sua experiência de emigração” aponta a Universidade.

Segundo a organização, ainda as pequenas e médias empresas têm um papel fundamental na recuperação da economia, pela sua capacidade de gerar emprego, aumentar a produção e produtividade e, por conseguinte, atingir o crescimento.

Para a realização desta pesquisa, a Universidade de Aveiro vem contando com diversos meios de comunicação das comunidades emigrantes em diversos países para divulgação de uma pesquisa voltada aos emigrantes. A instituição, que também requeriu a divulgação do assunto ao Mundo Lusíada, afirma que é salvaguardado todos os aspectos de sigilo de informação dos participantes.

As perguntas englobam a situação atual do emigrante e pode ser respondida em cerca de 20 minutos. Para você, emigrante português, também participar deste estudo da Universidade de Aveiro, responda as perguntas do questionário disponível no endereço: http://questionarios.ua.pt/index.php?sid=24619&lang=pt.

LEIA MAIS >> Pesquisa com emigrantes portugueses tem prazo prorrogado até 31 de Outubro



+ Acessadas



 

3 respostas para “Universidade de Aveiro convida emigrante português a participar de pesquisa”

  1. CARDOSO HOMEM disse:

    Exmos Senhores:
    Os meus cumprimentos.
    Deveria ser feito o levantamento para saber quantos emigrantes portugueses e luso descendentes somos. Penso que seremos 10 milhões, 5 M. inscritos nos consulados e 5 M. não registados. O que fazem? Em minha opinião há 120 mil empresas, donde 20 mil multinacionais. Qual o peso nos paises de acolhimento? Qual a capacidade para darem a mão a Portugal, para sair da crise e estabilizar? Depois sim, pensar no regresso.

  2. joaquim manuel do couto leal disse:

    CAROS AMIGOS gostaria de saber uma coisa muito simples. Quem comeu todos esses bilions. Acho que Portugal não tem governantes capazes, temos sim muitos gatunos, em Portugal nada fonciona, um simples exemplo vejam o teléjornal das 20h essas pessoas repetem-se dezenas de vezes no mesmo jornal, Portugal não pode continuar com esses atitudes, espéro que a rtp seja privatizada o mais rapido possível para ver se a situação melhora, isto é uma pouca vergonha, lamento ter que falar assim mas é a verdade, os meus comprimentos LEAL

  3. COMO DEVO FAZER PARA ABRIR UMA CASA DE TURISMO EM PORTUGAL. PODEM DARME UMA DICA .OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade