Domingo, 23 de Novembro de 2014 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no Orkut Mundo Lusiada no YouTube

Últimas do Rio: Meninos da Trofa no Rio

Por | 27 fevereiro, 2013 as 4:51 pm | Nenhum comentário

Por Igor Lopes

 

CoroMeninosTrofaMeninos da Trofa no Rio

O Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, na região Norte de Portugal, vai se apresentar no dia 20 de março no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio. O repertório conta com músicas infantis. O grupo, formado por 40 elementos, nasceu dia de outubro de 1999 e já conta com eventos importantes na agenda. Em 2001, representou Portugal no Coro Infantil Lusófono, projeto que envolveu crianças de todos os países de língua portuguesa, e estiveram também em programas das televisões dos canais SIC e RTP, além da RDP África.

Cultura portuguesa no Rio

O Museu Histórico Nacional do Rio vai ser palco da mostra “BESNumismática e o Brasil”, entre  20 de março a 20 de junho. A coleção reúne cerca de 13 mil moedas, que formulam uma narrativa da história e da cultura portuguesa através dos séculos. Em pauta estará o intercâmbio cultural Portugal-Brasil.

Academia Luso-Brasileira inicia 2013

Dia 19 de março acontece a abertura do ano acadêmico da Academia Luso-Brasileira de Letras, no Rio. O presidente da instituição é Francisco Amaral, enquanto que Adolpho Polillo assume a vice-presidência e Edir Meirelles comanda a direção cultural.’

Celebração marca 80 anos de João Duarte

O empresário português João Duarte, esposo da fadista Maria Alcina, completou 80 anos de idade no dia 20 de fevereiro. Em clima de festa, João recebeu a homenagem dos “Caçadores”, grupo de empresários do Rio de Janeiro. O evento, que foi organizado por Adão Ribeiro, contou com muita música e alegria para celebrar a vida desse “queridinho” da comunidade portuguesa carioca. Em família, João recebeu muito carinho, gesto tradicional “das gentes” de Castro Daire.

Barroco e literatura

Está à venda no Rio o livro “Esplendor do Barroco luso-brasileiro”, de Benedito Lima de Toledo, pelo Ateliê Editorial. O preço da obra, que tem 368 páginas, é de 80 Reais.

Chico Anysio em São Januário

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez uma homenagem no dia 20 de fevereiro ao ator, humorista e escritor Chico Anysio, falecido em março do ano passado. A cerimônia teve lugar no estádio de São Januário, sede do Vasco da Gama, no Rio, clube pelo qual o comediante era apaixonado. Estiveram presentes o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, o presidente do Conselho de Beneméritos do clube carioca, Eurico Miranda, e o diretor-executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro.

Edson Chini partiu há um mês

No dia 3 de março acontece a missa de um mês em lembrança do falecimento de Edison Chini, na Igreja de Nossa Senhora da Paz, às 18 horas, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Edison foi presidente do Clube Ginástico Português por dois mandatos e foi o arquiteto da Sede Barra do clube. Atou ainda como presidente do Liceu Literário Português e fez o projeto da Igreja situada na Sede de São Cristóvão do Colégio Pedro II. Edson era mineiro, mas mantinha fortes ligações com a comunidade portuguesa carioca, tendo sido o responsável por doar o balcão da recepção ainda existente no Hospital Egas Moniz da Obra Portuguesa de Assistência, no Centro do Rio.

Convenção de Extradição une CPLP

No dia 19 de fevereiro foi promulgada pelo governo brasileiro a Convenção de Extradição entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), firmada na cidade da Praia, em Cabo Verde, no mês de novembro de 2005.

Marco Ferraz “caça” visitantes

Durante o segundo Encontro Estratégico Braztoa com Mercados, na Bolsa de Turismo de Lisboa 2013, que terminou dia 3 de março, a TAP levou a cabo ações para promover Portugal. O evento contou com a presença do diretor geral da TAP para a América do Sul, Mario Carvalho, e do presidente da Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Marco Ferraz, que afirmou que “os brasileiros adoram Portugal e queremos criar cada vez mais roteiros e experiências para atrair os viajantes”. Estiveram presentes também os associados da entidade, operadores e jornalistas.

Ministério “acolhe” portugueses

Segundo o Ministério brasileiro do Trabalho e Emprego, o número de vistos concedidos a trabalhadores portugueses aumentou para 848, em 2012, um aumento de 81%. Em relação a 2011, foram expedidos 468 vistos de trabalho para lusitanos. Ao todo, o Ministério brasileiro atribuiu 73.022 vistos a estrangeiros em 2012, sendo que 64.682 são de caráter temporário e 8.340 são permanentes.

Transportadora aérea apresenta lucros

Em nota, a TAP anunciou lucro de 15,9 milhões de Euros em 2012, valor acima dos 3,1 milhões de 2011. No ano passado, a dívida total da TAP foi reduzida de 1042 milhões para 862 milhões, o que traduz uma melhoria de 21%. Refira-se ainda que a dívida total, que em 2011 representava 46% dos total dos Rendimentos e Ganhos, baixou em 2012 para 35%. Segundo a empresa, os resultados positivos são fruto da “melhoria da eficiência, obtida através de ganhos de produtividade e diminuição de consumos”.

Miranda em livro

Em abril será lançado mais um livro sobre Carmen Miranda. Dessa vez, pelas mãos da pesquisadora americana Lisa Shaw. A autora afirma que a obra não é uma biografia, mas sim um estudo da imagem de Carmen no imaginário mundial. No Brasil, o livro terá o selo da British Film Institute.

João Kleber deixa Portugal

Após uma temporada de oito anos em Portugal, o apresentador de televisão João Kleber está de volta ao Brasil, onde já trabalhou nos bastidores do carnaval deste ano, pela Rede Tv!, com a qual assinou contrato de dois anos. Na terrinha, João trabalhou na Record Internacional e no canal português TVI, onde apresentava o famoso quadro “Teste de Fidelidade”, para a alegria dos portugueses que gostam de cenas picantes.

Fantasma nas paredes

Segundo relatos, a Igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares, na movimentada Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, não consegue se livrar dos fantasmas. As paredes desse local de orações contam com caixas de ferro com ossadas dos militares da Guarnição Colonial portuguesa. Testemunhas dizem que ouvem barulhos, músicas em ambientes vazios e que veem alguns vultos. Em tempos de crise, pode ser que o “além” queira pregar sustos aos vivos mais desavisados.





 

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade