Quinta, 23 de Março de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Trabalhadores consulares suspendem greve no Brasil e anunciam compromisso do Governo

Por | 15 março, 2017 as 9:33 am | Nenhum comentário

Da Redação
Com Lusa

O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) anunciou que a greve que estava prevista até quinta-feira foi suspensa “por ter sido assumido pelo Governo o compromisso de solucionar” os problemas na origem da paralisação.

“Na sequência do procedimento negocial que tem decorrido com a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e após ter sido cumprido um dia de greve na segunda-feira, dia 13 de março, os postos consulares e embaixada de Portugal no Brasil regressam à normalidade a partir de hoje, dia 14, por ter sido assumido pelo Governo o compromisso de solucionar, a breve trecho, a problemática que motivou a paralisação dos serviços”, lê-se numa nota enviada à Lusa.

Segundo o sindicato, o motivo da greve é um conflito salarial que existe entre os trabalhadores e o Governo português desde 2013 e que afeta 80 funcionários, tendo resultado em cerca de 60 processos judiciais.

Estes processos “podem representar encargos com indenizações aos trabalhadores dos postos diplomáticos e consulares portugueses no Brasil na ordem de nove milhões de euros”, disse na segunda-feira a presidente do sindicato, Rosa Ribeiro, à Lusa.

O conflito já existe desde 2013 com “a decisão unilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de aplicar a estes trabalhadores uma tabela salarial em reais”, acrescentou então a mesma fonte.

Para o sindicato, a greve mostrou a “determinação dos trabalhadores em serem tratados como os restantes trabalhadores do MNE no estrangeiro, esperando-se que a normalização das suas relações de trabalho e reposição da sua tabela salarial de 2013 sejam fatores decisivos para a continuidade de uma normal prestação de serviço público”.

No início da segunda-feira, o sindicato havia informado que 70% dos funcionários no Brasil aderiram a greve.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade