Seminário Internacional discute Seguridade Social no Brasil e em Portugal

Ministro da Previdência participa da abertura do seminário em Natal. Foto: Fabiana Bagdonas
Ministro da Previdência participa da abertura do seminário em Natal. Foto: Fabiana Bagdonas

Mundo Lusíada
Com agencias

“As tendências da Seguridade Social no Brasil e em Portugal: Refletindo a crise do mundo do trabalho no contexto dos desafios contemporâneos”, foi o tema do II Seminário Internacional de Seguridade Social, entre 25 e 27 de agosto, no auditório do edíficio-sede do INSS em Natal e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O Seminário tem por finalidade discutir e refletir sobre as Políticas Públicas, objetivando socializar os mais recentes estudos voltados para a seguridade social, no Brasil e em Portugal, contemplando os eixos da Previdência Social, Saúde e Assistência Social.

O evento é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com Universidade Aberta Lisboa, contribuindo para o intercâmbio das produções acadêmicas entre pesquisadores dos dois países. O público-alvo passa por profissionais da área, estudantes e pesquisadores acadêmicos.

Ministro
O ministro brasileiro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, participou da abertura do Seminário Internacional, e destacou que a Previdência Social já vem se preparando para o futuro próximo, quando o Brasil enfrentará uma mudança no perfil demográfico de sua população. Ele também falou sobre a importância da seguridade, sobretudo em períodos como o atual, quando o mundo ainda sofre os efeitos de uma crise econômica que atingiu com maior intensidade a Europa.

Garibaldi Alves Filho comentou que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2008 até o ano passado Portugal perdeu um em cada sete empregos. “No Brasil, a nossa preocupação maior tem sido priorizar os gastos sociais na universalização da saúde e educação gratuita, na previdência social e em programas como o seguro desemprego e o Bolsa Família”, enumerou.

Ao saudar os organizadores na abertura, a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, falou sobre um conjunto de problemas que elevam a pobreza no país e aprofundam as debilidades sociais. A gestora realçou o papel da academia na realização de eventos que refletem, conjuntamente com a sociedade, sobre a organização previdenciária do Brasil e de Portugal.

Além do Ministro da Previdência Social, estiveram presentes ao evento, o superintendente da Região Nordeste, João Maria Lopes (substituindo o presidente do INSS, Lindolfo Sales), André Fidelis, chefe de Gabinete do Ministro, o chefe da Comunicação Social do INSS no RN, Rui de Almeida, profissionais que atuam nas áreas, profissionais de campo de estágio curricular, discentes de Serviço Social, da graduação e pós-gradução, discentes de iniciação científica dos grupos de pesquisa do Departamento de Serviço Social/ DESSO/ UFRN, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Estadual do RN (UERN).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: