Sábado, 16 de Dezembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Polícia Federal desmantela organização de tráfico que operava para a Europa

Por | 10 outubro, 2017 as 2:27 pm | Nenhum comentário

Da Redação
Com agencias

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã de 10 de outubro as operações Oceano Branco e Contentor. É para combater grupos criminosos de tráfico internacional de cocaína com atuação em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, que enviaram toneladas de cocaína para vários países europeus.

“As investigações revelaram que as quadrilhas atuavam de forma similar, inserindo clandestinamente cargas de entorpecente em contêineres com mercadorias lícitas a serem exportadas, via de regra, para países europeus. Nas duas operações, houve apreensões de droga no país e no exterior, em procedimentos de cooperação policial internacional”, diz a PF.

Cerca de 450 policiais federais cumprem 104 mandados de busca e apreensão, 45 de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 12 conduções coercitivas e diversos sequestros de bens móveis e imóveis. A justiça determinou também o bloqueio de contas bancárias.

A investigação apurou ainda que os suspeitos vinham embarcando grande quantidade de cocaína através de contêineres que partiam do Complexo Portuário Itajaí-Navegantes, em Santa Catarina, escondida em cargas de mercadorias como bobinas de aço, abacaxi em latas e blocos de granito.

De acordo com a polícia, os suspeitos responderão pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico internacional de drogas, bem como falsificação de documentos e uso de documentos falsos. As penas previstas para tráfico internacional de droga podem chegar a 25 anos de prisão e para associação criminosa são de dez anos.

A operação faz parte das investigações iniciadas em 2016 que já levaram à apreensão de dez toneladas de cocaína no Brasil e na Europa em duas operações distintas realizadas no ano passado. Desde 2016, as autoridades localizaram narcóticos na Bélgica, França, Itália, Espanha, Dinamarca e Turquia.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade