Nos 300 anos, peregrinos em Aparecida superam 200 mil, em ano que contou com mensagem do Papa

Mundo Lusíada
Com agencias

A cada ano, mais de 18 milhões de brasileiros viajam para locais com turismo religioso nesta época do ano. Existem 341 destinos, mas os mais procurados são Aparecida do Norte, em São Paulo, e Belém, para o Círio de Nazaré.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida esteve lotada de fiéis em 12 de outubro, quando os fiéis celebraram os 300 anos de adoração a santa padroeira do Brasil. Segundo os administradores do santuário, a expectativa é de que 200 mil pessoas estejam na cidade de Aparecida, no interior paulista. Este número ainda não foi atualizado mas é um número de peregrinos maior que o do ano passado, quando 165 mil pessoas visitaram a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O papa Francisco enviou uma rosa de ouro ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A peça foi um presente pelos 300 anos de devoção à Santa. “A esperança deve permear o coração dos que creem, não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus e na intercessão de Nossa Senhora Aparecida”, declarou o Papa abençoando o momento. “Agradeço as orações que fazem por mim. Estando perto ou longe, formamos a igreja”.

Na primeira noite de homenagens a Nossa Senhora, 1º de outubro, a Novena da Padroeira teve a presença da Marinha do Brasil, que participa das celebrações dos 300 anos de Aparecida contribuindo com a coleta das águas dos principais rios brasileiros. O Bispo de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller, OFM, presidiu a celebração. Dom João Inácio citou as palavras do Papa Francisco que diz “os pescadores agasalham, revestem o mistério da Virgem pescada como se Ela estivesse com frio e precisasse ser aquecida. É Deus! É Deus que pede para ficar abrigada na parte mais quente de nós mesmos: o coração”, falou o bispo aos fiéis.

Ainda durante a celebração, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.Ss.R., consagrou as 79 amostras das águas coletadas nas bacias hidrográficas dos rios Amazonas, São Francisco, Tocantins-Araguaia, Paraná, Paranaíba, Uruguai, Paraguai, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Leste e Atlântico Sudeste.

A programação foi extensa na semana de comemorações, e ao longo dos dias, contou com bispos de diversas partes do Brasil. O 3º dia da Novena da Padroeira refletiu o tema ‘Senhora Aparecida: das águas aos sinais da redenção’, tendo como presidente da celebração Dom Vicente Ferreira, Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG). Em sua homilia o missionário redentorista recordou o encontro da imagem de Aparecida em um momento difícil dos pescadores e relacionou com a presença de Maria no calvário, lembrando que Maria é mãe companheira, acolhedora e peregrina. Muitos carros, motos, triciclos e caminhonetes participaram na tarde do dia 4, 4º dia da Novena em Preparação para a Festa da Padroeira, da tradicional Carreata em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

A novena solene do 6º dia de celebrações em honra a Nossa Senhora Aparecida contou com a participação especial do Padre Antonio Maria que cantou e emocionou os devotos na entrada da imagem. Cantando ‘Mãe Aparecida’, Padre Antonio Maria homenageou Nossa Senhora com o seu jeito simples de cantar e ao mesmo tempo rezar.

Pe. Fábio de Melo, Pe. Reginaldo Manzotti, Pe. Zezinho, Pe. Joãozinho e tantos outros sacerdotes e convidados abriram o Festival da Padroeira na noite do dia 10. O show com os padres cantores comemora os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e aconteceu no Pátio dos Apóstolos no Santuário Nacional. A imagem de Aparecida chegou cercada de crianças vestidas de branco trazendo em suas mãos desenhos de como elas imaginam Maria. Emocionados ficaram também os devotos com Pe. Fábio de Melo que homenageou Nossa Senhora cantando “Romaria”.

A celebração também contou com a presença de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, Dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB, e o representante do papa, cardeal Giovanni Battista Re. No final da celebração, o representante do Papa Francisco deixou uma mensagem, enfatizando que Nossa Senhora é o caminho para chegar a Deus.

No encerramento, diversos cantores da música brasileira se reuniram no Santuário Nacional na noite do dia 12 de outubro, para homenagear Nossa Senhora Aparecida, na Festa dos 300 anos da Padroeira do Brasil. O show teve início por volta de 21h, após a missa de encerramento realizada no Altar Central da Basílica. A apresentação aconteceu no pátio do Santuário, na Tribuna Bento XVI.

O segundo dia do Festival da Padroeira reuniu nomes como Daniel, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó, Alcione, Paula Fernandes, Renato Teixeira, Elba Ramalho, Preta Gil, Agnaldo Rayol, Joana e Pe. Fábio de Melo, fecharam as festividades dos 300 anos da Mãe Aparecida com canções marianas que emocionaram a todos os devotos presentes na Basílica de Aparecida.

A fé movimenta vidas, corações e também a economia. Segundo o Ministério do Turismo, por ano, são R$ 15 bilhões de reais. Esse dinheiro vai para os comerciantes de lembrancinhas, agências de viagens, empresas de transportes, hotéis e restaurantes, por exemplo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: