No Rio, Santuário de Fátima aguarda 50 mil fiéis durante festa do centenário das aparições

Por Igor Lopes

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, está preparando uma grande programação, entre os dias 12, 13 e 14 de maio, com o intuito de celebrar o primeiro centenário das aparições da santa católica. O evento, que vai reunir cerca de 50 mil peregrinos, será realizado pela Associação Arquidiocesana “Tarde com Maria”, idealizadora da construção da Capela das Aparições, nos mesmos moldes da existente em Portugal.
A Associação confirma que o objetivo das celebrações é “promover a dimensão festiva do Centenário das Aparições (1917 a 2017) com propostas litúrgicas e culturais e, consequentemente, proporcionar a todos um real encontro com Jesus Cristo, por meio de Nossa Senhora de Fátima (…), além de difundir a mensagem de Fátima, fomentar a reflexão sobre a mensagem de Fátima e as suas implicações, promover a dimensão festiva do centenário com propostas religiosas e culturais e dar a conhecer a espiritualidade dos videntes de Fátima”.
As celebrações irão acontecer também ao longo do ano de 2017, em particular nos dias 12 e 13, de junho a outubro. No santuário em Portugal está confirmada a presença do Papa Francisco, durante as celebrações.

Peregrinações no ano do Centenário
As celebrações do centenário iniciam-se nos dias 12 e 13 de maio com a peregrinação dos fiéis à réplica da Capela das Aparições, onde haverá missas solenes, recital de Terços, além das procissões de velas pelo recinto.
Durante a festa de maio, serão recebidos cerca de 50 mil peregrinos em uma estrutura especial, que contará com telões, plotagem da catedral de Fátima e toda estrutura para receber um grande número de fiéis.
No dia 14 de maio, dia das mães, encerrando a celebração da primeira aparição, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica. Para receber um grande número de peregrinos fiéis, a Capela das Aparições contará com palco plotado com a Catedral de Fátima, som, telões, ampla logística de acesso, ilhas de alimentação no entorno, banheiros químicos, postos de atendimento médico, brigada de incêndio e toda infraestrutura necessária para atender os milhares de peregrinos esperados durantes os três dias de celebrações.
Para ajudar nesse desafio, a Associação está cadastrando voluntários através do site www.centenario.tardecommaria.com.br, onde há um formulário de cadastro com as áreas de atividade disponíveis.
A Associação também possui uma página na rede social Facebook com 4,5 milhões de seguidores onde o fiel poderá acompanhar os principais acontecimentos com publicações e transmissões ao vivo, direto da Capelinha das Aparições, no Rio.

Congresso inédito
Durante o ano do centenário haverá outras atividades culturais como exposições e apresentações musicais e ainda um Congresso Mariano Internacional, “que se destaca por ser um encontro de estudos marianos inédito nas Américas, onde estarão reunidos os maiores especialistas da mensagem fatimista no Rio de Janeiro, fortalecendo a vocação da Capela das Aparições carioca como polo de propagação da mensagem e que será transmitido em texto, áudio e vídeo, e ficará disponível on-line para consulta dos estudiosos sobre mariologia”.

Associação congrega fiéis de todo o mundo
A Tarde com Maria teve seu início como um evento religioso, a céu aberto, dedicado à Virgem Maria. Com o passar dos anos, o evento tornou-se tradicional na cidade do Rio de Janeiro, com procissões reunindo milhares de fiéis, sendo considerada a maior procissão urbana do mundo – com 250 quilômetros – e recebendo anualmente uma benção apostólica do Papa.
O Santuário Nossa Senhora de Fátima – expressão do carisma fundacional da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria – contém a única réplica do mundo da Capela das Aparições, idêntica a de Portugal e não se resume apenas a uma cópia arquitetônica da Capelinha das Aparições portuguesa, pois é também a extensão da missão dada aos Pastorinhos pela Mãe de Deus, na Cova da Iria.
Esse local sagrado possibilita aos devotos da Virgem de Fátima, vivenciarem o carisma da Tarde com Maria, alicerçado nos seguintes pilares: Adoração ao Santíssimo Sacramento, Confissão, Santa Missa, Oração do Terço, Oração pelas almas que padecem no purgatório, Oração pelo Papa, Devoção aos Santos Anjos, Sacrifícios e Formação.

3 Comments

  1. Foi uma manhã boa cheguei na missa com o Bispo Dom Orani as 9 horas, encontrei uma frequentadora da BJP e caminhamos até o santuário que não tinha como entrar mais, depois deram um jeito e colocaram eu perto dos seminarista sentada, comprei uma lembrança para minha mãe que todos da BJP gostaram além da cocada, não tenho fotos pois meu celular está no conserto até hoje, este dia ficará nas lembranças e na internet. Amém.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: