Lisboa, Porto e Cascais, as melhores cidades para se viver em Portugal

Foto Rodrigo Sene/Mundo Lusíada

Da Redação
Com agencias

Lisboa volta este ano a liderar um ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses e que coloca ainda Porto e Cascais no ‘pódio’, divulgou a consultora Bloom Consulting.

Nesta quarta edição do estudo anual, que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca dos concelhos, Lisboa está novamente no primeiro lugar nas três categorias: “Negócios”, “Visitar” e “Viver”.

Do top 10 do ranking geral de 2017 divulgado fazem parte, depois de Lisboa, Porto e Cascais, os concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Oeiras, Faro e Setúbal.

A consultora sublinha as subidas de Faro, que estava fora do `top 10` desde 2014; Cascais, que trocou de lugar com Braga, apesar de “uma luta renhida pelo 3.º posto”; e Funchal, que “não para de crescer desde a primeira edição”.

Do lado das descidas, destacam-se Guimarães, “pela segunda vez em quatro anos fora do top 10, ficando em 14.º lugar”, e Aveiro, que cai de 10.º para 11.º.

Apesar das mudanças, o top 25 apresenta os mesmos concelhos do que no ano passado: “Houve 17 alterações nas posições em relação ao ano anterior. Isto não significa a baixa de prestação de algum destes municípios, mas sim a subida acentuada de vários municípios que tendem a afirmar-se como grandes polos de atração de turismo, negócios e talento no contexto nacional”.

Além de Lisboa e do Porto, só Coimbra, Sintra, Matosinhos (16.º), Maia (21.º), Torres Vedras (22.º) e Mafra (25.º) mantêm as posições da última edição no ranking geral.

Já Vila Nova de Gaia conseguiu o “mais impressionante crescimento” na tabela, ao passar de 34.º a 12.º classificado em quatro edições.

Em termos de regiões, Lisboa e Norte são as mais representadas no top 25 (com sete concelhos cada), seguidas do Centro (seis), Algarve (três), Alentejo (um) e Madeira (um).

Especialistas dizem que um bom meio de descobrir em qual cidade viver é alugar uma casa de temporada, fazendo com que seja possível experienciar o dia a dia de um habitante local.

“Apesar de não haver representantes dos Açores, a subida de nove lugares de Ponta Delgada mostra que a presença açoriana no `top 25` pode estar para breve”, refere a Bloom Consulting.

Na análise por categorias, Lisboa, Porto e Braga mantêm-se nos primeiros três lugares em “Negócios”, enquanto o `pódio` da rubrica “Visitar” (turismo) é ocupado por Lisboa, Porto e Funchal.

Lisboa, Porto e Cascais encabeçam a lista que avalia as condições de vida (categoria “Viver”), quando no ano passado Cascais estava em 2.º lugar e o Porto em 4.º (Braga estava em 3.º).

O Portugal City Brand Ranking analisa o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas `on-line` que tiveram como objeto o município em causa e desempenho `on-line `através dos `sites` e redes sociais de cada município.

25 melhores cidades para se viver em Portugal:
Lisboa
Porto
Cascais
Sintra
Braga
Coimbra
Leiria
Almada
Vila Nova de Gaia
Viseu
Oeiras
Guimarães
Matosinhos
Setúbal
Aveiro
Torres Vedras
Faro
Odivelas
Mais
Vila Real
Barcelos
Funchal
Évora
Loures
Portimão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: