Fundador do Instituto Piaget Portugal é homenageado na Câmara de Suzano

Da Redação

AntonioOliveiraCruz_PiagetA Câmara de Suzano prestará homenagem ao fundador e presidente do Instituto Piaget de Portugal, educador e também escritor Antonio Oliveira Cruz com o título de “Cidadão Suzanense”. A sessão solene está marcada para 5 de março, às 18h30.

O título de “Cidadão Suzanense” foi proposto pelo vereador Walmir Pinto (PT) e aprovado por unanimidade pela Câmara de Suzano. O homenageado virá de Portugal especialmente para receber a honraria. Oliveira Cruz esteve em Suzano há dois anos, para a aula magna e o sarau cultural que marcaram o início das atividades da Faculdade Piaget, na cidade da região metropolinada de São Paulo.

Em 1979, Oliveira Cruz fundou o Instituto Piaget, que deu origem, nos anos seguintes, a escolas superiores e centros universitários de excelência espalhados por Portugal. O projeto cresceu e se expandiu para mais cinco países de Língua Portuguesa: Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde.

No Brasil, está presente em Suzano com a Faculdade Piaget, credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação e em atividade desde 2013. A faculdade de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, é a única do grupo no Brasil, com sete cursos de graduação e também atividades diversas, como palestras, atrações culturais, entre outras, sempre gratuitas e abertas à participação não só dos alunos, mas de toda a comunidade.

O nome Instituto Piaget foi autorizado pelo próprio Jean Piaget em carta escrita à mão e entregue ao fundador. Jean Piaget, aliás, convidado por Oliveira Cruz, foi presidente de honra do instituto.

Visita ao Brasil

Oliveira Cruz participará de outros compromissos durante sua estadia no Brasil. No dia 12 de março, o fundador do Instituto Piaget estará na cerimônia de entrega de bolsas de estudos integrais a estudantes de baixa renda matriculados na Faculdade Piaget. Neste primeiro semestre de 2015, serão beneficiados 16 alunos da instituição.

A concessão de bolsas de estudos gratuitas está prevista no contrato celebrado entre a Faculdade Piaget e a Prefeitura de Suzano na cessão da área para a instalação do campus universitário. As primeiras bolsas foram colocadas à disposição do público estudantil em março de 2013, quando a Piaget deu início às atividades educacionais no município. No ano passado, no total, foram contemplados mais 22 alunos. A seleção ocorre a cada semestre e vale para alunos ingressantes.

Eles são selecionados por meio de uma comissão composta por representantes da instituição, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Suzano e do Conselho Municipal de Educação, com base na documentação apresentada. Esta mesma comissão é quem definiu os critérios de inscrição e classificação. As inscrições devem ser feitas nos dias 26 e 27 de fevereiro. O resultado sai no dia 5 de março.

Antes, no dia 10 de março, em São Paulo, Oliveira Cruz fará o lançamento de seu livro Antologia Poética, da Editora Edições Piaget, com sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 18h30. A escritora Jane Tutikian, diretora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentará a obra. Jane Tutikian, escritora consagrada no meio literário brasileiro, tem em seu currículo, entre outros, o Prêmio Jabuti (1984).

Antologia Poética reúne mais de 20 anos de poesia de A. Oliveira Cruz. O autor começou a escrever aos 13 anos e hoje tem mais de 50 livros com seus poemas editados em Portugal. Ao longo da sua carreira também publicou artigos científicos, pedagógicos e editoriais, além dos livros A Teoria de Piaget e os Mecanismos de Produção da Ideologia Pedagógica, e A Lógica da Vida e da Educação (este como coautor).

Um dos projetos literários do instituto fundado por Oliveira Cruz é o Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, que consiste em um concurso cujos poemas vencedores, escritos por crianças, jovens e adultos, são reunidos em livros da Edições Piaget, braço editorial que publica, em Portugal, autores como Jean Piaget, Edgar Morin, Jean Louis Le Moigne, Alan Touraine Michel Serres, Pierre Levy, entre outros. No Brasil, a editora mantém uma distribuidora, localizada em São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: