Farmacêutica de Coimbra certificada para comercializar medicamentos no Brasil

Da Redação
Com Lusa

logo_Brasil-Portugal-bandeiraA farmacêutica de Coimbra Bluepharma anunciou em 13 de janeiro que vai poder comercializar medicamentos no mercado brasileiro, após ter sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, que certificou o cumprimento das boas práticas de fabrico.

Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente da farmacêutica, Isolina Mesquita, salientou que a certificação “é um passo absolutamente essencial para entrar num mercado interessante de cerca de 200 milhões de pessoas”.

Neste momento, a Bluepharma tem sete medicamentos em processo de registro no Brasil, que serão comercializados através de um parceiro local, o que motivou a inspeção da Anvisa, que decorreu entre 30 de novembro e 04 de dezembro.

“A inspeção da Anvisa, conhecida por ser uma autoridade muito exigente, que se rege por normas europeias, efetuou uma ‘radiografia’ à empresa e concluiu que seguimos todos os procedimentos de boas práticas”, sublinhou Isolina Mesquita.

Citado num comunicado da empresa, o presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, realçou o “caráter de exigência” que determina as inspeções daquela entidade, destacando que o Brasil é “um mercado emergente, com potencial de crescimento”.

A farmacêutica de Coimbra registrou uma faturação de 35 milhões de euros em 2015, com as exportações a representarem 86% do total faturado, disse no início de janeiro o presidente da empresa.

Quatro destes 35 milhões são resultado da componente de inovação da Bluepharma, que registra grande parte das receitas na produção de medicamentos genéricos.

Segundo Paulo Barradas, a empresa registrou em 2015 um aumento de faturação de 2,5 milhões de euros face ao ano anterior.

A Bluepharma, constituída por 15 participadas, abrange os mercados de mais de 40 territórios de todo o mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: