Expedição começa em agosto e resgata o caminho do bandeirante na conquista da Amazônia

AntonioCarrelhas_ExpedicaoAmazonas
Em 25 de julho, o expedicionário Antonio Carrelhas fez em Belo Horizonte, numa iniciativa da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, a sua última apresentação pública antes da realização da expedição.

Da Redação

Com o objetivo de retratar e resgatar o caminho do bandeirante Pedro Teixeira na conquista da Amazônia Brasileira, um grupo de pessoas liderado por Antônio Carrelhas se juntou, há cerca de dois anos, para viabilizar o projeto “Descida do Amazonas: O caminho de Pedro Teixeira”.
Trata-se de uma expedição amazônica percorrendo o rio Solimões, reconstituindo a viagem feita no século XVII por Pedro Teixeira e divulgando a contribuição desse bandeirante para a definição dos limites territoriais do norte do Brasil. Foi em 1639 que o bandeirante Pedro Teixeira realizou uma expedição descendo o rio Amazonas e assim assegurou a maior porção da Bacia Amazônica para o Brasil.
Agora, um grupo irá refazer o mesmo percurso, em um projeto idealizado pelo historiador António Carrelhas, com o objetivo de divulgar os feitos de Pedro Teixeira e suas consequências para Brasil e Portugal.
Comandada pelo português António Carrelhas, a expedição será realizada em 2 etapas. A primeira etapa começa no próximo dia 15 de agosto em Tabatinga (fronteira brasileira com o Peru e a Bolivia) e prossegue por 15 dias descendo o Rio Solimões até Manaus.
A segunda etapa será realizada no primeiro trimestre de 2015 e compreende o trecho de Manaus a Belém. No total, a Expedição visitará 10 cidades ribeirinhas, promovendo palestras sobre os feitos do bandeirante Pedro Teixeira, o qual assegurou a maior porção da Bacia Amazônica para o Brasil.
Ao longo da viagem serão realizadas palestras nas paradas e apresentação de material didático; publicação de livro infanto-juvenil sobre Pedro Teixeira para a rede escolar. No final do projeto, em 2015, será editado um livro de arte que retrata o feito de Pedro Teixeira na Amazônia, aborda o antes e o depois, para que se compreenda o mundo da época. Além disso, o livro promove a descida do rio, nos dias de hoje, de maneira a recolher dados, histórias, informações, imagens e desenhos da flora e fauna.
O programa da Expedição contempla também a realização de uma palestra na Sociedade de Geografia de Lisboa como memória documental da expedição e ainda palestras em 13 capitais brasileiras.
A expedição “Descida do Amazonas: O caminho de Pedro Teixeira” conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Marinha do Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: