Estudante brasileiro agredido em Portugal diz ter sido vítima de xenofobia

Xenofobia_Brasileiro

Da Redação

Uma mãe denunciou agressão ao filho brasileiro em Portugal através da sua página no Facebook.

Iran Barbosa, estudante na Universidade da Beira Interior em Covilhã, diz ter sido agredido gratuitamente por dois homens que se referiram a ele como “brazuca”, termo como é conhecido os brasileiros em Portugal.

“Meu filho, Iran Barbosa foi vítima de xenofobia, dois portugueses o atacaram quando chegava a casa, sozinho, esta madrugada, em Covilhã, Portugal. Chamaram de Brazuca, e coisas mais, desferiram golpes, principalmente no rosto” declarou a mãe Micheline Noêmia Silva.

Natural do Recife, Iran Barbosa contou em entrevista ao Tribuna da Bahia que reconheceu o sotaque português dos homens, e que estes falavam: “Toma, zuca. Isso é o que mereces”.

“Eles me deram socos e chutes até eu perder o equilíbrio e caí no chão. Depois disso, eles saíram andando e foram embora como se nada tivesse acontecido. Parecia que só queriam descarregar a raiva” disse o estudante.

Iran morou com a família em Portugal durante a infância, e depois retornou ao Recife em 2007, quando cursou faculdade. Há cerca de um ano, Iran começou um mestrado em design de jogos digitais na Universidade da Beira Interior em Covilhã, uma das instituições portuguesas que recebem brasileiros através do processo do Enem.

“É incrível como nos dias de hoje ainda estamos sofrendo desse mal, que as pessoas sejam tão cegas e tragam tanta amargura em seus corações, quanta intolerância…. Querer agredir o outro por não ser igual e se achar no direito de tirar a vida de outra pessoa” desabafou a mãe do brasileiro.

“Eu ainda acredito que as pessoas irão transformar esse mundo num melhor, e por isso estou divulgando esse acontecimento horrível para que as pessoas reflitam sobre o que estão guardando em seus corações” declarou Micheline.

1 Comment

  1. Esta senhora merecia era ser processada por ter falado em xenofobia? Foi um triste incidente em noite de carnaval, tam como ocorre em todo o mundo nesta altura. Esta cidade é calma e sabe acolher povos de todo o mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: