Especial Copa: Um português à espera da Seleção

J.Santos mostra o Lanche Cristiano Ronaldo, campeão de vendas. Ao lado pastéis de Belém, broinha portuguesa, e o "melhor bolinho de bacalhau do mundo". Fotos Mundo Lusíada
J.Santos mostra o Lanche Cristiano Ronaldo, campeão de vendas. Ao lado pastéis de Belém, broinha portuguesa, e o “melhor bolinho de bacalhau do mundo”. Fotos Mundo Lusíada

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

O Mundo Lusíada esteve em Campinas, cidade que será a casa da Seleção de Portugal durante a Copa 2014, e que prepara uma grande recepção para os jogadores, incluindo o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo.

Um dos responsáveis por essa recepção será o português José dos Santos Antônio, conhecido como J.Santos, e proprietário do City Bar, especializado na culinária portuguesa. Ele já recebeu diversas emissoras de TV em seu estabelecimento, principalmente para registrar o lanche mais famoso da casa, o “Cristiano Ronaldo”.

O Mundo Lusíada era uma visita esperada. E logo na chegada, fomos surpreendidos com uma recepção calorosa e um belo almoço tipicamente português, antes de iniciar nossa entrevista com o comerciante que está fazendo sucesso.

Um português tão português que se emociona ao falar das raízes, que ama o fado, a gastronomia, o folclore, chegou até a montar o R.F. Português da Cidade de Campinas, oferece em seu bar o bacalhau, o dito melhor bolinho de bacalhau do mundo, maravilhosos doces portugueses como o pastel de nata, e que lota tanto perto do almoço que as pessoas esperam por mesas para degustar uma boa comida. O seu estabelecimento cresceu tanto que a família comprou um restaurante na mesma rua, e transformou na cozinha do City Bar, com exceção dos lanches, tudo é feito lá e transportado para o bar.

J.Santos saiu de Portugal com 15 anos, antes de se apresentar à tropa. Chegou triste no Brasil por deixar a mãe na terra-natal. E o agradecimento ao Brasil pelo acolhimento será sempre eterno.

Dimensão

“Eu não tinha exatamente a dimensão do que iria acontecer e do que está acontecendo. Esse é momento de alegria e muita vontade de cada vez mais ser português. Até acho que nós portugueses emigrantes somos mais portugueses do que os portugueses que moram em Portugal. Eles que não me levem a mal, mas eles não tiveram a chance de ser emigrante, é uma coisa fantástica, é amar Portugal e ter o país no coração todos os dias. A partir do momento que a seleção de Portugal anunciou que faria de Campinas o seu quartel, meu coração começou a bater mais forte. Eu farei tudo, aqui na cidade de Campinas para que meus patrícios sintam como se estivessem em casa” diz o português emocionado.

Seleção

“A minha expectativa em relação à seleção de Portugal, temos consciência que temos seleções tecnicamente e taticamente seleções mais fortes disputando a Copa, a própria Alemanha, nossa adversária na estreia, é uma séria candidata ao título da Copa, temos também o Brasil, Argentina e Holanda. Mas a grande expectativa de nós portugueses é que Portugal quando entrar em campo tenha um pouco mais de suor para dar, quando a bola rolar acho que Portugal nos dará grandes alegrias” cita o proprietário dizendo que a única forma de Brasil e Portugal se cruzar na Copa é na final, o que muitos portugueses gostariam de ver.

Recepção no Aeroporto

“A história de eu ir receber a seleção no aeroporto começou com a pergunta de um repórter, na emoção eu disse que sim. Como tenho um grupo folclórico, iria com eles e faria aquilo que gosto de fazer que é distribuir comida, chegar lá com bolinho de bacalhau, pastel de Belém, com a broinha portuguesa e o lanche Cristiano Ronaldo, e distribuir ao povo. Mas depois que tive a dimensão, vem chegando a hora deles chegarem a Campinas, e vai ser tanta gente, vai ter uma fila do centro de Campinas até o aeroporto”, diz o português citando que 500 jornalistas estarão em Campinas na chegada da seleção.

J.Santos fará algumas ações de flash mob na cidade, com apresentação do seu grupo folclórico e distribuição de quitutes portugueses até a chegada deles na cidade. O primeiro deles já aconteceu e foi um sucesso.

Técnico Scolari

“O Felipão teve um papel muito importante no amar a Seleção. Ele revolucionou isso em Portugal, e tem feito aqui pela seleção do Brasil. Ele tem esse carisma da família Felipão, e ele fez mais, fez as famílias em Portugal serem patriotas, ele disse que seríamos o 12º jogador e pediu para colocarem na janela a bandeira de Portugal. Foi uma coisa importantíssima para a seleção” diz ele citando ainda que muitos brasileiros o dizem que se Brasil sair da Copa, a torcida será para Portugal.

 Cristiano Ronaldo Lanche

“Cristiano Ronaldo jogador já conhecemos, ele é robusto, forte e eu criei o gostoso. Foi no dia que ele ganhou a Bola de Ouro da Fifa que esse sanduíche foi criado, para homenagear um português que está levando o nome de Portugal para os quatro cantos do mundo, assim como fez Eusébio, Amália Rodrigues, é a vez dele. Quando se fala de português se pensa em bacalhau, então eu fiz 300g de bacalhau, cebola murcha, alho frito, azeitonas pretas fatiadas, salsa, 2 fatias de queijo e cortado em boca de anjo, aos pedacinhos. Já é aqui um campeão de vendas, como o Cristiano vai ser também um campeão de futebol” citou o proprietário dizendo que aos sábados a venda chega nos 250 lanches.

City Bar

“É uma referência portuguesa na cidade de Campinas e eu tenho consciência disso. Faço todos os dias algo para que os brasileiros saibam que aqui é um bar português. Espero que para todos que venham aqui eu consiga mostrar um pouquinho da gastronomia de Portugal” diz ele apesar de não conseguir fazer tudo o que Portugal oferece.

“Qualquer cliente que vem ao City Bar não pode sair daqui contente, ele tem que sair daqui encantado, porque é quase certeza dele trazer outros clientes para cá. Eu sabia que o Cristiano Ronaldo iria fazer sucesso, sabia o que estava fazendo. O City Bar e o lanche estão hoje na boca do mundo. Mas o que mais quero é que todos sintam que temos que ser felizes e dar a mão ao próximo. Eu vou fazer festa, vou fazer tudo para que a seleção de Portugal e todos os portugueses vivam um momento de felicidade nesta vinda de Portugal ao Brasil para a Copa do Mundo”.

LEIA MAIS >> Especial Copa: Jogadores são tratados de forma uniforme, diz Chef da Seleção portuguesa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: