Defesa Nacional de Portugal marca presença pela primeira vez em Santos

Por Odair Sene– Em 16 de junho, o Centro Cultural Português de Santos recebeu uma comitiva da Defesa Nacional, incluindo o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, entre diversas autoridades ligadas às Forças Armadas.
Em comemoração ao Dia da Defesa Nacional, o navio Sagres esteve no Porto de Santos assinalando a data pela primeira vez, e no Brasil pela segunda vez. Além da inauguração das comemorações do Dia da Defesa, outros eventos estiveram na programação, como a cerimônia com os jovens luso-brasileiros que se alistaram, e receberam seu certificado a bordo do navio da Marinha Portuguesa.
Os jovens que tem a cidadania portuguesa, como em todo mundo, aos 18 anos tem que se apresentar ao Consulado do país de origem para cumprir o serviço militar, mas como não é mais obrigatório em Portugal desde 2004, eles são automaticamente isentos. Para cumprir essa formalidade, eles preenchem um documento no Consulado informando que não querem servir ao Serviço Militar, e posteriormente recebem um certificado com a confirmação.
Em comemoração ao Dia da Defesa Nacional, os cerca de 1.300 jovens no Estado de São Paulo, incluindo a baixada santista, foram comunicados para receber seu certificado no navio Sagres, e assim serem isentos do serviço militar em Portugal. “Neste evento, eles recebem a cédula de isenção do serviço militar. Estes eventos são de suma importância, ainda mais para nós que continuamos comemorando o Dia de Portugal, Camões e Comunidades” diz o presidente do CCP José Duarte Alves.
Segundo ele, o evento foi feito em parceria com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e Consulado Honorário em Santos, e reforça a importância da região. “Trazer a Santos, que estava um pouco esquecida, todas essas autoridades em tão pouco tempo é um orgulho para a comunidade santista, nos sentimos muito honrados com isso”.
Para marcar a presença do secretário, foi inaugurada uma placa na sede da associação. “É uma personalidade importantíssima e numa comemoração tão importante que é o Dia da Defesa Nacional. A placa vai ficar perpetuada aqui nas nossas galerias do Centro Cultural Português”.

Comemorações
Ao Mundo Lusíada, o Secretario de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, falou sobre as comemorações no Brasil. “O Dia da Defesa Nacional é o dia em que um jovem faz 18 anos, vai a uma unidade militar e é sensibilizado para as questões da defesa nacional, vai conhecer o funcionamento das Forças Armadas, noções sobre interesse estratégico de Portugal no mundo. É um dia que, quando é celebrado fora de Portugal junto dos jovens portugueses que vivem no estrangeiro, tem também objetivo de reforçar os laços de ligação entre eles e seu país que também é Portugal. Nós este ano, aproveitando o fato do navio Escola Sagres estar em Santos, resolvemos celebrar em Santos para a comunidade portuguesa que vive na região de São Paulo”.
Segundo o secretário, 15% dos jovens portugueses com 18 anos vivem fora de Portugal. “É muita gente, é uma comunidade muito importante. O governo português tem obrigação de manter uma ligação forte com esses jovens, eles têm que sentir que partilham com Portugal mais do que uma língua, uma cultura, uma identidade, e um sentimento de pertencer a um país que nunca se esqueceu deles, e para o qual eles podem ser muito úteis, porque Portugal precisa deles e que sejam verdadeiramente portadores da cultura portuguesa”.
A data porém não corresponde a um serviço militar já que não é mais obrigatório em Portugal, e sim um serviço de voluntariado. Segundo o secretário, o jovem que quer cumprir serviço militar deve se inscrever na Academia ou Escola correspondente a Marinha, Força Aérea ou Exército, ou celebrar um contrato de um ano com a Defesa Nacional se quiser ser voluntário, ou de seis anos, para seguir carreira no serviço militar.
Comentando sobre a atual relação de irmandade entre Brasil e Portugal, o secretário falou sobre as relações históricas. “Por muito que os governantes queiram, por muito que os governos queiram, não depende deles, depende sobretudo dos povos que sentem que são irmãos. O povo português e brasileiro sentem-se irmãos sobretudo por causa da língua, mas por muitos fatores culturais comuns que resultam da história dos nossos países, que tem uma parte importante da história em comum. Os governos podem ajudar a consolidar e tornar essa relação mais fácil, mas na minha opinião depende mais da vontade dos povos do que dos governos, isso está em alta porque os povos assim querem” finalizou.

São Paulo – Presente na cerimônia, o cônsul geral de Portugal em SP, Paulo Lourenço, falou sobre a visita de mais autoridades portuguesas no país. “A semelhança do ano passado, tem sido um ano muito enriquecedor do ponto de vista das visitas institucionais portuguesas. Tivemos aqui na altura das comemorações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades um fato inédito que é a presença em simultâneo do presidente da República e do Primeiro-Ministro, para além de uma enorme comitiva portuguesa. Agora temos aqui o secretário de Estado da Defesa Nacional a presidir as comemorações do Dia da Defesa Nacional que são celebrados pela primeira vez fora do país, no Brasil, foi escolhido ano passado no Rio de Janeiro e este ano em Santos, e temos também a presença daquele que é um dos nossos grandes embaixadores que é Navio Escola Sagres. Para mim enquanto Cônsul Geral tem sido dias muito ricos e intensos, mas não consigo esconder minha alegria” mencionou o cônsul citando também ser uma satisfação para toda a comunidade portuguesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: