Conferência Internacional em SP apresenta modelo de cidades inteligentes de Portugal

Da Redação

CidadesInteligentesCom o objetivo de promover melhor qualidade de vida para a sociedade, urbanistas, engenheiros e arquitetos trabalham diariamente para aplicar um planejamento urbano por meio de estratégias tecnológicas que possam combater a desordem nas metrópoles.

Pensando nessa temática, a 2ª conferência “A Cidade e o Jovem – Territórios de vida em comum” desembarca em São Paulo para discutir “O caso das Smart Cities em Portugal”. O evento acontece em 10 de outubro, na faculdade FIAM-FAAM, com a portuguesa mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, Catarina Selada. A especialista é responsável pela iniciativa “Índice de Cidades Inteligentes 2020” e pela coordenação da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes.

As smart cities buscam promover o desenvolvimento e a produção de soluções urbanas inovadoras para os centros populacionais, por exemplo, por meio da utilização de câmeras de monitoramento e sensores que fiscalizam tarefas básicas como, limpeza de áreas públicas e outras facilidades para contribuir no desenvolvimento urbano. A valorização do capital humano e do poder de inovação, da economia criativa e da construção de soluções criativas para o enfrentamento aos desafios das cidades também fazem parte desse conceito.

Em Portugal, uma rede já trabalha na estruturação inteligente das cidades e municípios portugueses. Nessa implementação também é estudada uma forma de iluminação inteligente, mais diversificada e renovável, na qual permitiria a recarga de aparelhos eletrônicos por meio de energia solar, carros e ônibus automáticos e sem motoristas, estacionamentos e semáforos inteligentes e outras medidas que reduzem o consumo de água e energia para a melhoria na qualidade de vida urbana.

Durante a conferência com Catarina Selada, será dado início ao processo de integrar o Brasil e a América Latina na rede de smart cities. Na ocasião, a proposta será apresentada ao público, a ONG Opção Brasil, organizadora do evento, e a especialista, firmarão um convênio com a Rede de Cidades Inteligentes de Portugal para adotar o modelo nas cidades brasileiras e nos países vizinhos.

Segundo o Diretor Presidente da Opção Brasil, Daniel Vaz, é de extrema importância avançar no desenvolvimento urbano. “Imagino que não existe uma fórmula exata para fazer com que uma cidade evolua de forma inteligente, mas é preciso estudar as demandas de cada região e adaptar as tecnologias disponíveis às transformações necessárias em nível local”, descreve.

O evento é patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e acontecerá nas universidades Barão de Mauá em Ribeirão Preto, Unisantos em Santos, Unicamp em Campinas, FIAM-FAAM em São Paulo, na sede da OAB de Bauru, em parceria com a UNESP e UNIVAP São José dos Campos.

Nessas apresentações, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e debater cases de sucesso aplicados em outras cidades que podem servir de inspiração para a resolução de problemas de espaços urbanos e melhora na qualidade de vida da sociedade brasileira.

Integrando as palestras, outros nomes da Colômbia, Bogotá, Montevidéu, além do Brasil, também estão na programação. As inscrições para as palestras em todas as universidades da grade são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do evento (www.acidadeeojovem.com).

SERVIÇO
10 de Outubro (sexta-feira) – 19H
“O caso das Smart Cities em Portugal”
Por Catarina Selada – Inteli/Rede de Cidades Inteligentes de Portugal
FIAM-FAAM
R. Taguá, 150 – Liberdade, São Paulo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: