Segunda, 29 de Maio de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Cidades termais do Brasil e da Europa participam da Semana Termal das Caldas da Rainha

Por | 15 maio, 2017 as 5:54 pm | Nenhum comentário

Da Redação
Com Lusa

A Semana Termal que quer afirmar Caldas da Rainha como cidade das águas acontece de 16 a 20 de maio com jornadas e congressos envolvendo cidades termais da Europa e Brasil.

“Vamos acolher encontros de importantes entidades ligadas ao setor das termas, entre um conjunto de iniciativas para voltar a proporcionar o reconhecimento das Caldas da Rainha como cidade termal”, disse à Lusa o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira.

A ideia é que a Semana Termal, que se realiza pela primeira vez, entre os dias 16 e 20, “envolva a comunidade nacional e internacional, contribuindo para a divulgação da riqueza das nossas águas”, com o objetivo de que “cada vez mais pessoas possam escolher as nossas termas”, acrescentou o autarca, que estima reabrir o Hospital Termal, de forma faseada, até 2019.

A Semanal Termal inicia-se na terça-feira com o Encontro da Associação Europeia de Cidades Históricas e Termais – European Historic Thermal Towns Association, que até dia 18 reune mais de 60 pessoas em representação das 30 cidades associadas do organismo.

Os participantes no encontro irão ”refletir e debater sobre os problemas e as potencialidades do termalismo na agenda política europeia” e participar nos Cafés da Europa, um roteiro cultural e patrimonial feito habitualmente na cidade onde se realiza o encontro organizado rotativamente entre as cidades termais que integram aquela rede.

Ainda na terça-feira terá lugar a assinatura de um acordo de geminação com Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil, cidade que “tem a particularidade de o início do seu funcionamento [como cidade termal] ter sido feito, por ordem régia, com base no regulamento do funcionamento do Hospital Termal das Caldas da Rainha”, explicou Tinta Ferreira.

No dia 18, quinta-feira, realizam-se, no Centro Cultural e de Congressos, as Jornadas da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, dedicadas ao tema “Águas Minerais Naturais e Ordenamento do Território”.

Para além de conferências e debates com especialistas, o programa das jornadas inclui uma visita às captações da Concessão Hidromineral das Caldas da Rainha e ao respectivo Perímetro de Proteção das nascentes da água que abastece o Hospital Termal.

Ainda na quinta-feira inicia-se o X Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica – SPHM, que decorrerá até sábado sob o lema “Cidades Termais”.

“O aproveitamento das águas termais pode ir muito para além dos tratamentos e, portanto, pretendemos estar ligados à investigação e à inovação, porque de futuro temos que contribuir para a sustentabilidade de todo este sistema [conjunto termal] e com a valorização das águas será possível criar mais receitas que valorizem o sistema”, concluiu Tinta Ferreira.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade