Centenário da Beneficência Portuguesa de Araraquara comemorado com palestra e jantar

Fachada do edifício na sua fundação.
Fachada do edifício na sua fundação.

Da Redação

No próximo dia 16 de Agosto, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Araraquara completa o centenário da sua fundação, com uma história que a instituição se orgulha pela contribuição à sociedade de toda região.

Na programação de aniversário, acontece no dia 11 de agosto uma palestra com a historiadora Sonia Maria de Freitas, falando sobre “A Contribuição dos Portugueses na História da Saúde no Brasil”. Autora de diversas obras, incluindo “A saúde no Brasil: do descobrimento aos dias atuais”, Sonia também já escreveu os livros Presença Portuguesa em São Paulo, Beneficência Portuguesa de São Paulo: Um Século e Meio Provendo Saúde, Vida e Obra do Comendador Montenegro: Um Lousanense Visionário no Brasil.

O evento com início as 19h30, que ocorre no Othon Suítes Araraquara, terá ainda interação do Conjunto Instrumental Feminino Uniara, Exposição “Portugal Contemporâneo”, e um coquetel.

Já no dia 16, acontece um jantar típico português em comemoração a data, com apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, interação do Conjunto Instrumental Feminino Uniara, e a Exposição “Portugal Contemporâneo”.

História e Estrutura

A instituição é composta por um Corpo Clinico de 86 médicos das mais diversas especialidades, somando-se um total de 351 funcionários, e um atendimento em torno de 170 pacientes/dia no Pronto Atendimento.

Na média anual são 58 mil atendimentos, com total de ocupação de 119 leitos; atendimentos cirúrgicos em 2 mil. O hospital conta com uma gama generosa de exames, entre Radiologia, Patologia Clinica, Ultrassonografia, Eletrocardiografia, Eletroencefalografia, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Hemoterapia, Densitometria Óssea e Quimioterapia. Além dos Centros de Neurociência, Hospital de Olhos, muito em breve a instituição contará com um Centro de Hemodiálise.

Ao longo dos 100 anos de sua existência, muitas modificações passaram pelo Hospital. Após três meses da 1° reunião em 1914, com 40 contos de réis subscritos por sócios benfeitores e remidos nos registros de sócios contribuintes e com o apoio de cerca de 300 compatriotas, foi adquirido um terreno de medidas 60m x 55m, cedido generosamente em parte pelo benemerente sócio, Dr. Augusto Freire da Silva Junior, da sua chácara na Avenida José Bonifácio. Atualmente a Beneficência Portuguesa de Araraquara ocupa área de aproximadamente 9.000 m2.

Ainda, a família Correa Leite, no limiar do ano 2013, entregou-se no contexto administrativo a fim de extinguir as mazelas que até então existiam. Neste curto espaço de tempo, o casal Natalina Lopes Correa Leite e Lucilio Correa Leite Neto produziram o progresso, trazendo de volta o respeito, a confiabilidade, a responsabilidade tamanha que o Hospital Santo Antonio necessita para continuar com os preceitos de sua existência, segundo divulga a instituição.

Há quem diga que muito já foi realizado neste ano pela atual diretoria, liderada pela presidente Natalina Lopes Corrêa Leite, mas longe do que ainda tem vontade de realizar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: