Calamidade: Incêndios em Mação e Gavião são os mais preocupantes

Da Redação
Com Lusa

Os fogos de Mação, Santarém, e Gavião, Portalegre, são os que mais preocupam a Proteção Civil neste momento, ainda que a situação esteja mais calma, com o incêndio de Mação a registrar apenas três pequenas frentes ativas.

O ponto de situação em relação aos fogos que lavram no país foi feito na manhã desta sexta-feira pela adjunta de operações da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que adiantou que as previsões meteorológicas se mantêm desfavoráveis para os trabalhos de combate às chamas, sobretudo devido ao vento, e que a Proteção Civil vai reunir para decidir se se mantém o nível de alerta especial laranja, ou se haverá lugar a uma revisão.

Desde as 00:00 de hoje já deflagraram 21 incêndios, e estão neste momento [pelas 09:00] em curso cinco, com três ocorrências mais significativas a ser acompanhadas pelas autoridades: os fogos de Mação e Gavião, e um incêndio em Vieira do Minho, Braga, com uma frente ativa, mas que até ao momento não tem “pontos críticos identificados”, não levantando grandes preocupações.

Já pela parte da tarde,  o fogo que lavrava desde quinta-feira em Belver, Gavião, em fase de resolução pela manhã, reativou e obrigou à retirada de cerca de 150 pessoas de duas aldeias. O presidente da Câmara de Gavião, José Pio, explicou que os moradores de Torre Cimeira e Torre Fundeira “foram retirados” das aldeias e encaminhados para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.

Ortiga

Na última noite, a aldeia de Ortiga, Mação, era a grande preocupação dos bombeiros, que tentam impedir que as chamas atinjam as habitações, disse à Lusa o presidente da autarquia, Vasco Estrela (PSD).

O presidente da Câmara Municipal de Mação referiu que a situação no concelho, em termos de incêndios, “está longe de estar resolvida ou controlada”, ainda que esteja “melhor do que aquela que se verificou durante o dia”.

“Neste momento temos três frentes de fogo ativas e a situação que mais nos preocupa é a de Ortiga. Durante a tarde tivemos de evacuar o parque de campismo de Ortiga [por precaução] e encaminhar as pessoas para a praia fluvial e agora à noite existem outras frentes que colocam a aldeia em risco. Existe um trabalho no terreno para evitar que o fogo não ameace as casas”, relatou o autarca.

Vasco Estrela ressalvou que a situação se encontra relativamente controlada no resto do concelho. Pelas 22:40 o incêndio de Mação estava a ser combatido por 939 operacionais, apoiados por 282 viaturas, segundo a Proteção Civil (ANPC).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: