Cabo Frio assina tratado de Cooperação com a Marinha portuguesa

Da Redação

NavioEscolaSagresNo dia 14 de janeiro, a Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio (GMA) vai receber a visita do chefe de gabinete do comandante da Marinha Portuguesa, o contra-almirante Henrique Gouveia e Melo, com o objetivo de acertar os últimos detalhes para a primeira vinda do navio escola “Sagres”, da Marinha portuguesa, à cidade.

O deslocamento da embarcação está programado para acontecer entre os dias 28 e 31 de julho. A presença do responsável no Brasil irá permitir também a assinatura do Tratado Internacional de Cooperação entre o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, e o vice-almirante, Antônio Silva Ribeiro, comandante geral da Polícia Marítima de Portugal.

O documento irá propiciar ao município brasileiro, através de intercâmbio, a troca de experiências e conhecimento entre os componentes da Polícia Marítima Portugal e os da Guarda Marítima de Cabo Frio.

“A assinatura do Tratado colocará a cidade de Cabo Frio em destaque no cenário nacional e internacional, pois a Prefeitura local será a primeira do Brasil a assinar um acordo de cooperação internacional com uma Marinha estrangeira”, afirma Sérgio Guedes, comandante e superintendente da Guarda Marítima, que revela que o navio irá permanecer no Porto do Rio de Janeiro durante todo o período de realização dos Jogos Olímpicos, em agosto, servindo de apoio ao Comitê Olímpico Português, com estadia também em Cabo Frio.

Em fevereiro, dois representantes da Polícia Marítima e do Instituto de Socorro dos Náufragos (ISN) de Portugal irão ficar durante 15 dias transmitindo suas experiências e conhecimentos operacionais para os guardas marítimos de Cabo Frio.

O Navio Escola Sagres, da Marinha portuguesa, será a ‘Casa de Portugal’ no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos de 2016, segundo o Comitê Olímpico de Portugal (COP).

O protocolo de cooperação entre a Marinha e o COP, assinado em 11 de dezembro a bordo do navio da Marinha, prevê que o Navio Escola Sagres, embaixada itinerante do país, apoie “os atletas portugueses e todas as empresas nacionais interessadas, durante o período dos Jogos Olímpicos”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: