Brasil será cofundador de centro internacional de pesquisa nos Açores

Ministros Gilberto Kassab (à direita) e Manuel Heitor.
Ministros Gilberto Kassab (à direita) e Manuel Heitor.

Da Redação

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, negociaram, durante a Cimeira Luso-Brasileira, uma parceria para promover um encontro acadêmico e empresarial no Centro de Pesquisa Internacional dos Açores (AIR Center, na sigla em inglês).

Portugal e o Brasil vão assinar em abril um convênio para criar uma rede científica atlântica que será um passo importante para a instalação do centro de investigação internacional no arquipélago português dos Açores.

“Nós demos hoje, aqui, um passo muito importante na parceria bilateral, mas também na forma dos nossos países cooperarem em nível internacional para o desenvolvimento de uma nova agenda científica, tecnológica e empresarial centrada no Atlântico”, disse Heitor.

“E a nossa ideia principal é desenvolver o AIR Center, nos Açores, à estreita colaboração com o Brasil e suas ilhas de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo, e criar uma nova plataforma entre todas as nações atlânticas, seja da África, da América ou da Europa.”

Segundo o ministro português, as duas pastas se comprometeram a atrair os demais países do Atlântico a participar do encontro nos Açores, provavelmente em abril. “Acordamos de organizar essa reunião e assinar um convênio onde as duas nações convidem o restante do Atlântico para desenvolver essa plataforma de cooperação, a partir dos centros de observação nas ilhas brasileiras e da pesquisa realizada no AIR Center e nas instituições científicas distribuídas por várias cidades, como São Paulo, São José dos Campos, Fortaleza, Florianópolis e Campinas”, relatou.

Heitor propôs a Kassab, ainda, a realização da 1º Semana de Ciência Brasil-Portugal, com lançamento planejado para junho, no Brasil. “Seria um evento de promoção da cooperação acadêmica e divulgação científica”, afirmou.

Os ministros se encontraram pela primeira vez em 5 de setembro, em São Paulo, para celebrar os 30 anos do acordo bilateral em ciência e tecnologia. Na ocasião, a delegação portuguesa apresentou o projeto do AIR Center a representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília, e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos.

De localização geográfica estratégica, o centro de pesquisa tem infraestrutura para abrigar uma base espacial, instalações para medição de radiação atmosférica e um departamento de oceanografia e pesca. Os dois governos começaram a definir a colaboração durante encontro neste dia 31, na AEB.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: