Alemanha confirma ataque como terrorismo e Portugal mantém grau de ameaça moderado

Mundo Lusíada
Com agencias

MarceloRebelo_AngelaMerkel
Foto Arquivo

A chanceler alemã, Angela Merkel, confirmou em um pronunciamento que o ataque ocorrido em 19 de dezembro contra um mercado de Natal em Berlim foi um ato terrorista. Ao menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas quando um caminhão foi lançado contra o público.

“Este é um dia muito triste”, disse a chanceler, em uma coletiva de imprensa na capital do país. “Devemos presumir de que se trata de um atentado terrorista”, anunciou. Até então, as autoridades da Alemanha estavam evitando tomar posições e declarar que o acidente pudesse ter sido planejado e executado por terroristas.

As investigações apontam que o caminhão lançado contra o público tinha placa da Polônia e teria sido sequestrado por volta das 16h de ontem. O ataque, na Praça Breitscheidplatz, onde o mercado de Natal tinha sido montado, ocorreu às 20h40 locais, deixou ao menos 12 mortos e 48 feridos, a maioria em estado grave.

A chanceler também se referiu à possibilidade do atentado ter sido cometido por um refugiado, como tem sido publicado pela imprensa local. De acordo com o jornal “Bild”, o principal suspeito é um paquistanês de 23 anos, identificado como Navid B., nascido em 1 de janeiro de 1993, em Turbat. Ele teria chegado à Alemanha no dia 11 de fevereiro de 2016, pela fronteira com a Áustria.

As autoridades polonesas e alemães disseram que o homem de origem polonesa que estava no banco de passageiros do caminhão foi morto a tiros, em mais um indício de que um suposto funcionário da companhia teria sofrido um sequestro ou um assalto, no trajeto do caminhão que partiu da Itália rumo a Berlim.

Portugal
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da Alemanha, Joachim Gauck. “Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do ataque com um camião que ocorreu hoje, ainda há pouco, em pleno mercado de Natal, em Berlim, provocando vítimas mortais e inúmeros feridos. Condeno, de forma veemente, este bárbaro ataque”.

O presidente português transmitiu “em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo alemão e, de modo particular, para com as famílias das vítimas a quem dirigimos, através de Vossa Excelência, os sentimentos do nosso sentido pesar”.

Portugal mantém o seu grau de ameaça moderado, apesar dos últimos atentados na Europa, segundo a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna.

“Todas as forças e serviços de segurança que integram a Unidade de Coordenação Antiterrorismo estão a trabalhar em completa articulação e a acompanhar os últimos acontecimentos registrados na Europa, mantendo contacto com as suas congêneres e recolhendo todos os dados necessários à sua avaliação”.

A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, adianta ainda que “Portugal não alterou o grau de ameaça, mantendo-se moderado”.

Além de Berlim, na segunda-feira, o embaixador russo na Turquia foi assassinado enquanto estava a discursar, no âmbito de uma exposição de fotografia. Um homem disparou contra o embaixador, que não resistiu aos ferimentos de bala.

Também na segunda-feira, um homem armado feriu pelo menos três pessoas perto de um centro islâmico em Zurique, na Suíça.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: