Agência da ONU pede a crianças que escrevam para o novo secretário-geral

Da Redação
Com Rádio ONU
antonioguterresonuImagine que você é conselheiro ou conselheira do novo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Em uma carta, você irá ajudá-lo a identificar os temas mais importantes do mundo para serem abordados por ele como prioridade de seu mandato. Além disso, aconselhá-lo na forma de resolver estes assuntos.

Com esta proposta, a União Postal Universal, UPU, está pedindo crianças em todo o mundo para participar da Competição Internacional de Cartas 2017.

Os participantes não podem ter mais de 15 anos e devem se inscrever até 5 de maio de 2017.

O novo secretário-geral e ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres, assume o posto em 1º de janeiro. Com o concurso, a UPU quer dar às crianças a oportunidade de compartilhar uma visão sobre desenvolvimento internacional com o próprio chefe da ONU.

Os que desejarem participar poderão aproveitar a chance para falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030.

De acordo com a UPU, nas competições passadas as crianças demonstraram um grande interesse em manifestar suas opiniões sobre os maiores desafios do mundo.

A ganhadora de 2016, Nguyen Thi Thu Trang, de 15 anos, conquistou o corpo de jurados ao escrever sobre o menino Alan Kurdi, que se tornou um símbolo da crise de refugiados sírios ao ser encontrado sem vida numa praia da Turquia.

Os países que desejarem participar devem organizar o concurso antes de enviar as cartas vencedoras em nível nacional para a UPU.

A competição foi criada em 1971 e tem como objetivo promover a leitura e escrita para crianças e jovens. Além disso, o concurso é uma oportunidade de ajudar as crianças a ordenarem o pensamento de forma clara e a entenderem o papel importante dos serviços postais em todo mundo.

As regras do concurso podem ser lidas em inglês neste site:
http://www.upu.int/en/the-upu/international-letter-writing-competition-for-young-people/about-the-ilwc.html

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: