2015 deve ser primeiro ano com desemprego de médicos em Portugal

Da Redação
Com Lusa

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebe os profissionais estrangeiros do Mais Médicos começam a participar do curso de preparação, com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Foto: Elza Fiuza/ABr
No Brasil, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebendo profissionais estrangeiros do Mais Médicos inclusive portugueses. Foto: Elza Fiuza/ABr

O próximo ano deverá ser o primeiro em que há desemprego de médicos em Portugal, apesar do país ter déficit de clínicos e muitos emigrarem em busca de melhores condições de trabalho, segundo um retrato traçado pela Ordem.

“A Ordem não exige que os médicos tenham todos empregos no Serviço Nacional de Saúde. O que pretendemos é que sejam contratados todos os que são necessários e isso não está a acontecer”, afirmou o bastonário José Manuel Silva, durante um encontro com jornalistas em Lisboa, em que apresentou o XVII Congresso Nacional de Medicina.

O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Jorge Mendes, sublinhou também que este Congresso é “o primeiro em que muitos profissionais vão fazer o juramento de Hipócrates, mas sem garantias de aceder à carreira profissional”.

O bastonário adiantou que só este ano já emigraram 400 médicos portugueses, insistindo que a sua preocupação é que “venha a haver desemprego em Portugal, quando há necessidade de médicos”.

A atual emigração de médicos explica-se essencialmente pela falta de condições de trabalho e de remuneração, sendo que é no interior do país que mais começa a ser evidente a falta de profissionais de saúde. “Estamos a formar médicos acima das necessidades do país e sobretudo o interior do país vai ficar sem médicos”, afirmou José Manuel Silva.

Num inquérito recente feito pela Ordem ao universo de cerca de sete mil internos de especialidade, 65% dos inquiridos afirmaram que consideram a hipótese de emigrar, um número que o bastonário julga “significativo”.

Formação médica, qualidade da medicina em Portugal e condições de trabalho dos clínicos foram alguns dos temas do XVII Congresso Nacional de Medicina, que coincidiu com o VIII Congresso Nacional do Médico Interno.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: