MUNDO política
 

26/NOV/2007

 

Embaixador de Portugal fala sobre política da União Européia no Instituto Rio Branco

 

Da Redação
Portugal Digital

A presidência portuguesa da União Européia (UE) e a parceria estratégica criada entre a UE e o Brasil, por proposta de Portugal, estiveram em foco durante a palestra proferida em 26 de novembro, pelo embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, no Instituto Rio Branco, em Brasília.

Na palestra dirigida aos alunos do Instituto Rio Branco, a escola de formação diplomática do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Seixas da Costa analisou os grandes temas e desafios que se colocam à União Européia.

Entre os temas abordados pelo embaixador português estiveram os últimos alargamentos do espaço comunitário, "sem diluição do tecido de políticas internas".

Seixas da Costa, de acordo com nota divulgada pela Embaixada de Portugal, analisou também o reforço da operacionalidade da política comum externa e de segurança da UE, a promoção de medidas para sustentar a competitividade européia e vencer a globalização, o estabelecimento de modelos integrados de segurança interna, com preservação plena das liberdades e com uma gestão humanista das tensões migratórias, e, finalmente, garantir a aceitação coletiva do
novo modelo institucional consagrado no Tratado de Lisboa.

ÍNDICE POLÍTICA

LEIA TAMBÉM >>

ONU envia ajuda de emergência às vítimas de terremoto no Peru

»

Ensino tem que considerar desafios da mudança climática, diz Unesco

»

Chefe da OMS reúne-se com Lula para debater Cooperação Sul-Sul

»

Chefe do Acnur reúne-se com refugiados em Moçambique

»

Publicação conjunta traz agenda do futuro e solidariedade

»

Em 2008, conferência internacional de biocombustível acontece no RJ

»

União Européia quer concluir acordo com Mercosul até 2009

»

Portugal preside a União Européia

»

Presidência Portuguesa da UE apresentada ao Mercosul

»

Embaixada cria programação de eventos na Presidência Portuguesa da UE

»

Parceria estratégica com União Européia é positiva para Brasil

»

UE pede “sinal forte” do G8 contra aquecimento global

»

Semana do Meio Ambiente: O que eu posso fazer?


© 2006 Jornal Mundo Lusíada - O melhor veículo de comunicação da Comunidade Luso-Brasileira.
Todos os direitos reservados. Reprodução com citação da fonte.
© 2006 RVR Publicidade - www.rvrpublicidade.com.br